Catequistas de Conquista

quarta-feira, 11 de julho de 2012

Orações



Oração
Quando nós rezamos o Senhor ouve a nossa oração.As palavras orar e rezar possuem definições diferentes mas sabemos que orar ou rezar significam falar com Deus.
Orar é ter uma conversa espontânea e pessoal com Deus a cerca dos acontecimentos e circunstâncias que nos envolvem.
Rezar é exprimir-se por meio de uma oração já escrita,geralmente decorada pelos fieis e falada pelo grupo ou individualmente.
A oração nos faz ficar mais perto de Deus,nos faz sentir amados e protegidos por Ele,nos faz mais unidos e mais irmãos uns dos outros.
Quando nós rezamos nao devemos somente pedir mas agradecer a Deus por tudo de bom que Ele nos dá.
Jesus também orava e assim como ele nós devemos fazer o mesmo.Devemos rezar ao acordar,durante o dia,antes de dormir,na Igreja,em qualquer hora que precisemos de Deus.
A oração fortalece a nossa fé e nos faz ficar mais perto de Deus.
"Meu senhor Jesus e minha mãe Maria dei-me a graça de rezar sempre.

Orações principais do católico

Pai Nosso
"Um dia ,Jesus estava rezando em certo lugar.Quando terminou ,um dos discipulos pediu.:"Senhor,ensina-nos a rezar,como também João ensinou os discipulos dele."Jesus respondeu:"Quando vocês rezarem ,digam :Pai,Santificado seja o Teu Nome.Venha o Teu Reino.Da-nos a cada dia o pão de amanhã,e perdoa-nos os nossos pecados,pois nós também perdoamos a todos aqueles que nos devem;e não nos deixes cair em tentação.(Lucas 11,1-4)
Para entendermos melhor a oração do Pai Nosso verificamos que ela é dividida em duas partes:

1ª Parte.Contém uma introdução e três petições referentes a Deus.

Introdução:Pai Nosso que estais nos Céus.Esta introdução é uma súplica de louvor a Deus ,Nosso Pai Criador de tudo e de todos.Ele está nos Céus,isto é ,em todos os lugares.
1ª petição:Santificado seja o Vosso Nome.Com ela pedimos que Deus seja respeitado,proclamado,reconhecido e amado em todo o universo.
2ª petição:Venha a nós o Vosso Reino.O Reino de paz,de justiça,de fraternidade e amor.Esse Reino já está no meio de nós como uma semente,por isso precisamos pedir que ele brote e todos os povos vejam a Santidade de Deus.
3ª petiçao:seja feita a Vossa Vontade,assim na Terra como no céu.Somos egoístas,limitados ,impacientes ,não sabemos pedir como convém.O próprio Jeus falou:"Pois desci do céu não para fazer a minha vontade ,mas a vontade de quem me enviou."(Jo 6,38).Por isso,devemos pedir que a vontade de Deus seja tambem a nossa.

2ª Parte:Contém também três petições ,referentes ao homem e uma conclusão.

1ª petição: o pão nosso de cada dia nos dai hoje.Esse pão significa o pão da subsistência,a casa ,a roupa,a água ,a luz, a comida,a saúde,etc.Tudo que proporciona uma vida digna para todos os filhos de Deus.
2ª petição: perdoai-nos as nossas ofensas ,assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido.Quem perdoa seu irmão pode contar com o perdão de Deus.Disse Jesus:"Perdoai e vos será perdoado.(Lu 8,37)

3ª petição:e nao nos deixeis cair em tentação.Não é a toa que,desde o inicio ,a Biblía nos apresenta o tema da tentação.A tentação existe,o próprio Jesus foi tentado,nós somos tentados todos os dias a praticar o mal e rejeitar o bem.Mas Jesus venceu as tentações e nos ensinou também a vencê-las com o auxilio da palavra de Deus.
A conclusão: Mas livrai-nos do Mal.É o pedido de proteção,livrai-nos do mal,o mal do pecado,o mal do perigo,o mal da discórdia,o mal da desunião,enfim,o mal moral ,físico e espiritual


Anjo da guarda

Os anjos são seres espirituais,não corporais.Eles são servidores e mensageiros de Deus .Cristo é o centro do mundo angélico,pois os anjos foram criados por Ele e para Ele.
Desde o nascimento até a morte ,nossa vida é cercada pela proteção dos anjos,ou seja ,cada um de nós tem um Anjo da Guarda que combate e esta ao nosso lado.Algumas orações como a do anjo da guarda não estão na Biblia ,mas foram inspiradas a luz das Escrituras por autores inspirados pelo Espirito Santo de Deus.

Santo Anjo Do Senhor,
meu zeloso guardador,
se a ti me confiou a piedade divina,
sempre me rege, me guarde, me governe, me ilumina.Amém.


Credo
A palavra credo significa Creio.O credo é uma oração que expressa todas as verdades da nossa fé,afirmando tudo aquilo que nós catolicos cremos.
Credo

Creio em Deus Pai Todo-Poderoso,
Criador do céu e da terra,
creio em Jesus Cristo Nosso Senhor,
que foi concebido pelo poder do Espírito Santo,
nasceu da Virgem Maria,
padeceu sob Pôncio Pilatos,
foi crucificado morto e sepultado,
desceu à mansão dos mortos,
subiu aos céus,
está sentado à direita de Deus Pai,
de onde a de vir a julgar os vivos e os mortos.

Creio no Espírito Santo,
na Santa Igreja Católica,
na comunhão dos Santos,
na remissão dos pecados,
na ressurreição da carne,
na vida eterna.Amém.


Ave Maria

A Ave Maria é sem duvida a oração mariana mais conhecida em todo o mundo.Ela é rezada todos os dias por milhoes de católicos e muitos chegam a recitá-la até duzentas vezes,quando rezam o rosário ao longo do dia.É uma oração composta de duas partes:uma de louvor e a outra de súplica.A sua primeira parte é tirada do evangelho de Sao Lucas:consiste na saudação do anjo Gabriel a Maria:"Alegra-te ,cheia de graça,o Senhor está contigo!"(Lc)1,28),e na saudação de Isabel:"Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto de teu ventre!"(Lc 1,42)
Inicialmente esta união entre as duas saudações era encontrada somente na liturgia,e só mais tarde tornou-se uma oração popular.O seu uso como fórmula de oração começou nos mosteiros,em torno do ano 100,e foi aos poucos se difundindo,tornando-se universal após o século XIII.O texto ,porém, compreendia somente a primeira parte sem o nome de Jesus.Foi somente no século XV que se acrescentou parte da Ave Maria:"Santa Maria ,mãe de Deus,rogai por nós pecadores agora e na hora de nossa morte .Amém!".E foi nessa época também que acrescentou o nome de Jesus no final da primeira parte.Esta segunda parte é de origem popular-eclesial e também foi surgindo aos poucos.A súplica a Maria começa com o adjetivo santa,porque Maria é a primeira entre todos os santos venerados pela Igreja,pois somente Ela é "!cheia de graça".

Ave Maria

Ave Maria,
cheia de graça,
o Senhor é convosco,
bendita sois Vós entre as mulheres,
bendito é o fruto em Vosso ventre,
Jesus.

Santa Maria Mãe de Deus,
rogai por nós os pecadores,
agora e na hora da nossa morte.Amém.


Salve Rainha

Salve Rainha,
Mãe de Misericórdia,
vida e doçura esperança nossa salve!
A vós bradamos degredados filho de Eva.
A vós suspiramos gemendo e chorando neste
vale de lágrimas.
Eia pois advogada nossa
esses vossos olhos misericordiosos a nós volvei,
e depois deste desterro mostrai Jesus bendito fruto em vosso ventre,

ó clemente,
ó piedosa
ó doce e Santa Virgem Maria.

Rogai por nós Santa mãe de Deus.
Para que sejamos sempre livre do pecado,
protegido de todos os perigos
e dignos da promessa de Cristo.



O Santo Rosário

A palavra ROSÁRIO origina-se de ROSA , flor da roseira , que tem coloração variada (branca, amarela e vermelha, principalmente), aspecto belo e delicado, além de um aroma agradável, sempre alegrando os olhos e confortando o coração.
O ROSÁRIO é uma enfiada de 165 contas, correspondentes ao número de quinze dezenas de ave-marias e quinze pais-nossos para serem rezados como prática religiosa, entremeado da contemplação dos mistérios da vida, paixão, morte e ressurreição de CRISTO sempre relacionando essa caminhada com a VIRGEM SANTÍSSIMA.

Em português, para se indicar a reza do ROSÁRIO surgiu um novo nome: O TERÇO, tirado do costume de se rezar cada dia a terça parte do ROSÁRIO.
Contém o ROSÁRIO elementos que o fazem uma oração preciosa: pela sua simplicidade e conteúdo cristão é facilmente compreensível, oferecendo material para a reflexão para todas as pessoas.

A devoção do ROSÁRIO sempre foi praticada pela cristandade em todos os lugares, havendo o seu reflorescimento com as aparições de MARIA em LOURDES ( 1.858 ) e FÁTIMA (1.917), devendo ser registrado que, no século XIII, na Europa, SÃO DOMINGOS DE GUSMÃO e seus confrades fizeram uma grande campanha pela prática dessa celebração, com a aparição de NOSSA SENHORA a este Santo, com um ROSÁRIO na mão, pedindo-lhe o empenho na difusão dessa oração entre as populações cristãs como penhor de salvação.

A clemência, o merecimento e a paz de espírito são atributos inerentes a essa oração forte, sólida, comum e popular do ROSÁRIO, tanto é que ao longo dos séculos tem sido consagrada em memoráveis encíclicas, além do acerto das recomendações feitas por espíritos santificados e tantos outros, que o rezavam diariamente, recomendando essa benéfica e benfazeja prática, que vem sempre impregnada de humildade, renascimento, caridade, pureza, penitência, perdão, perseverança, devoção
e fé na salvação eterna .


O Santo Terço
Em Fátima Nossa Senhora pediu que rezassemos o terço todos os dias.Em cada dezena meditamos sobre a vida,morte e ressurreição de Nosso Senhor.Maria,minha mãe querida ,rogai por nós!

Mistérios Gozosos :
(Segundas e Sábados)
1- A anunciação do arcanjo São Gabriel a Nossa Senhora
2-A Visitação de N. Senhora á sua prima Santa Isabel
3-O Nascimento do Menino Jesus em Belém
4-A apresentação do Menino Jesus no Templo
5-O encontro de Jesus no Templo entre os doutores da Lei.

Mistérios Luminosos:
(Quintas-feiras)
1-O Batismo do Senhor Jesus no Rio Jordão
2-O primeiro milagre nas Bodas de Caná
3-O anúncio do Reino de Deus e o convite a conversão
4-A Transfiguração do Senhor Jesus no monte Tabor
5-A instituição da Santíssima Eucaristia

Mistérios Dolorosos:
(Terças e Sextas-feiras)
1-A Agonia de Jesus no Horto das oliveiras
2-A Sangrenta flagelação de Nosso Senhor Jesus Cristo
3-A Coroação de Espinhos em Jesus
4-A subida dolorosa de Jesus ao Calvário
5-A crucificação e morte de Jesus

Mistérios Gloriosos:
(Domingos e Quartas-feiras)
1-A Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo
2-A Ascensão admirável de Jesus Cristo ao Céu
3-A Vinda do Espírito Santo sobre a Virgem Maria e sobre os Apóstolos
4-A Assenção de Nossa Senhora ao Céu
5-A coroação de Nossa Senhora como Rainha do Céu e da Terra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê sua opinião. Faça comentário relacionado ao post.Paz e bem !