Catequistas de Conquista

sábado, 21 de julho de 2012

Espiritualidade do Catequista















A palavra espiritualidade vem de spiritus, do verbo spirare, que quer dizer “soprar”.

É uma força que nos determina a viver de corpo e alma, e por isso mesmo nos envolve totalmente. Para nós cristãos, a espiritualidade é a vivência segundo o espírito de Deus. A espiritualidade chamada cristã é a espiritualidade de Jesus. Vivê-la significa deixar que o espírito de Jesus nos inspire e nos conduza pelos caminhos da vida. É amar como Jesus amou e viver como Jesus viveu. A espiritualidade faz com que eu permita a ação do espírito de Deus no meu modo de pensar, animar e agir. Somente esta força que vem de Deus e a vivência segundo o espírito, são capazes de nos fazer sair de nós mesmos para nos colocarmos a serviço do irmão e da irmã que está ao nosso lado.

O poeta Exupéry, no Pequeno Príncipe diz o seguinte: “só se vê bem com o coração: o essencial é invisível aos olhos”. Assim também é a espiritualidade, ela nos faz ver o mundo com o coração, nos faz posicionar-nos diante da vida e das coisas de maneira diferente. Dá uma nova tonalidade ao nosso modo de ser e viver neste mundo.

Sendo assim, a espiritualidade na vida do catequista o faz viver em íntima sintonia com Deus, consigo mesmo e com as demais pessoas. O faz avançar no seguimento de Jesus, sendo discípulo fiel e testemunha que vive com coerência o projeto de vida cristã. O faz “diferente” entre tantos diferentes.

O Estudo da CNBB nº 59, discorrendo sobre a formação de catequistas e mencionando o Diretório Catequético Geral n.º 114, diz o seguinte: “A missão confiada ao catequista exige dele uma intensa vida sacramental e espiritual, o hábito da oração, o sentido profundo da excelência da mensagem cristã, a atitude de caridade, humildade e prudência”. O catequista deve investir em si mesmo, ou seja, na sua própria formação espiritual, pois, humanamente ele carece disso para exercer bem sua missão.

O catequista é chamado a beber sempre na fonte da espiritualidade, que é o próprio Jesus Cristo. Somente ali ele encontrará o sustento para continuar sua missão de anunciador da Palavra de vida e para ser testemunha fiel do Mestre diante dos desafios e dificuldades encontrados na missão.

Que a virgem Maria ajude todos os catequistas em seu ministério, afim de que sejam corajosos e tementes a Deus. Que busquem beber desta fonte de espiritualidade todos os dias: pela meditação da Palavra, pela vivência da eucaristia e pela experiência de oração.

Irmã Valdinéia Aparecida dos Santos, mnsg

Fonte: http://www.irmasgracianas.com.br/portal/catequese/740-espiritualidade-do-catequista

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê sua opinião. Faça comentário relacionado ao post.Paz e bem !