Catequistas de Conquista

terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Campanha da fraternidade 2014: "Fraternidade e Tráfico Humano”

Campanha da fraternidade 2014
Campanha da fraternidade 2014

A Campanha da Fraternidade de 2014 trabalhará em sua reflexão no tempo quaresmal o tema “Fraternidade e Tráfico Humano” e o lema “É para a liberdade que Cristo nos libertou” (Gl 5, 1). Os católicos e igrejas pertencentes ao Conselho de Igrejas Cristãs – CONIC – vão estudar, ler, refletir, orar e escolher as ações de combate ao trabalho escravo.

A escolha do tema surgiu pela proposta dos Grupos de Trabalho de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas e de Combate ao Trabalho Escravo, da Conferência dos Bispos do Brasil (CNBB).

A Organização Internacional do Trabalho (OIT) divulgou uma estimativa global quanto o aumento de pessoas vítimas do tráfico humano, trabalho forçado e tráfico para a exploração sexual.

Geralmente o crime surge de forma clandestina. São 20,9 milhões de pessoas em todo mundo, sendo que o número de traficados na América Latina e Caribe é de 1,8 milhões.

Já o ofício da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre drogas e crimes estima que 140 mil de pessoas, principalmente mulheres, são traficadas e exploradas sexualmente, sendo que 13% são sul-americanas. A Espanha é principal destino do tráfico, seguida da Itália, Portugal, França, Holanda, Áustria e Suíça.

A Organização Internacional Para Imigrações constatou que há um crescimento bem acentuado na América Latina e Caribe do tráfico de imigrantes. Já a Comissão Pastoral da Terra (CPT) divulgou dados que mostram no Brasil 250 casos de trabalho escravo no ano, o que é preocupante. Por outro lado, o Ministério do Trabalho informou que conseguiu resgatar 38.000 trabalhadores.

Adultos, crianças, mulheres e homens, são vitimas do tráfico e os observadores ativistas do Combate do Trabalho Escravo e Erradicação, consideram que a situação do Brasil é muito desafiadora.

Em nosso país a figura do “gato”, que ocorre por meio do aliciamento atinge as pessoas mais vulneráveis. Por esta razão já existem duas Comissões Parlamentares de Inquérito no Congresso Federal.

O tema da Campanha da Fraternidade chegará junto com a Copa de 2014. A campanha será intensificada com um trabalho de conscientização, pretendendo-se assim minimizar esta prática criminosa.

Grandes barragens, linhões e ferrovias; a expansão da monocultura e agronegócio; e até a constatação do avanço de pessoas bolivianas e peruanas traficadas para o Brasil serão discutidos e combatidos com rigor pela Igreja.

cartaz2014


Entenda o significado do cartaz:

1-O cartaz da Campanha da Fraternidade quer refletir a crueldade do tráfico humano. As mãos acorrentadas e estendidas simbolizam a situação de dominação e exploração dos irmãos e irmãs traficados e o seu sentimento de impotência perante os traficantes. A mão que sustenta as correntes representa a força coercitiva do tráfico, que explora vítimas que estão distantes de sua terra, de sua família e de sua gente.

2-Essa situação rompe com o projeto de vida na liberdade e na paz e viola a dignidade e os direitos do ser humano, criado à imagem e semelhança de Deus. A sombra na parte superior do cartaz expressa as violações do tráfico humano, que ferem a fraternidade e a solidariedade, que empobrecem e desumanizam a sociedade.

3-As correntes rompidas e envoltas em luz revigoram a vida sofrida das pessoas dominadas por esse crime e apontam para a esperança de libertação do tráfico humano. Essa esperança se nutre da entrega total de Jesus Cristo na cruz para vencer as situações de morte e conceder a liberdade a todos. “É para a liberdade que Cristo nos libertou” (Gl 5, 1), especialmente os que sofrem com injustiças, como as presentes nas modalidades do tráfico humano, representadas pelas mãos na parte inferior.

4-A maioria das pessoas traficadas é pobre ou está em situação de grande vulnerabilidade. As redes criminosas do tráfico valem-se dessa condição, que facilita o aliciamento com enganosas promessas de vida mais digna. Uma vez nas mãos dos traficantes, mulheres, homens e crianças, adolescentes e jovens são explorados em atividades contra a própria vontade e por meios violentos. (Fonte: CF 2014).




Hino da Campanha da Fraternidade 2014 – Fraternidade e tráfico humano

É para a liberdade que Cristo nos libertou,
Jesus libertador!
É para a liberdade que Cristo nos libertou! (Gl 5,1)

1. Deus não quer ver seus filhos sendo escravizados,
À semelhança e à sua imagem, os criou. (Cf. Gn 1,27)
Na cruz de Cristo, foram todos resgatados
Pra liberdade é que Jesus nos libertou! (Gl 5,1)

2. Há tanta gente que, ao buscar nova alvorada,
Sai pela estrada a procurar libertação;
Mas como é triste ver, ao fim da caminhada,
Que foi levada a trabalhar na escravidão!

3. E quantos chegam a perder a dignidade,
Sua cidade, a família, o seu valor.
Falta justiça, falta mais fraternidade
Pra libertá-los para a vida e para o amor!

4. Que abracemos a certeza da esperança, (Cf. Hb 6,11)
Que já nos lança, nessa marcha em comunhão.
Pra novo céu e nova terra da aliança, (Cf. Ap 21,1)

De liberdade e vida plena para o irmão… (Cf. Jo 10,10)

Fontes:http://www.cnbb.org.br/campanhas/fraternidade/12900-cnbb-divulga-cartaz-e-os-subsidios-da-campanha-da-fraternidade-2014-fraternidade-e-trafico-humano
http://www.salesianos.br/news/fraternidade-e-trafico-humano-sera-tema-da-campanha-da-fraternidade-2014/


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê sua opinião. Faça comentário relacionado ao post.Paz e bem !