Catequistas de Conquista

sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Campanha Missionária 2013 destaca juventude e missão universal da Igreja


Missionárias (POM) apresentaram à imprensa, nesta quarta-feira, 18, os subsídios da Campanha Missionária 2013, cujo tema é “Juventude em Missão”. Promovida anualmente, no mês de outubro, a iniciativa tem o objetivo de chamar a atenção dos cristãos sobre o seu compromisso com a missão universal da Igreja.

Participaram da coletiva, na sede das POM em Brasília (DF), dom Sérgio Arthur Braschi, presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Missionária da CNBB, padre Camilo Pauletti, diretor nacional das POM e padre Estêvão Raschietti, diretor do Centro Cultural Missionário (CCM).

“A Igreja é por sua natureza missionária. Ela não pode existir se não levar a todos os povos a Boa Notícia de Cristo”, explicou dom Sergio. “Essa dimensão é motivada anualmente através da Campanha Missionária que ajuda as comunidades a intensificarem a sua formação e aprofundar essa dimensão da vida cristã”. Dom Sérgio recordou que, a reflexão da Campanha sintoniza com o Congresso Missionário Americano e Latino-Americano (CAM 4 – Comla 9), a realizar-se na Venezuela no mês de novembro de 2013, ano em que se comemora os 170 anos de fundação da Obra da Infância Missionária (IAM).

Ao falar do tema da Campanha, “Juventude em Missão”, dom Sergio lembrou que este está em linha com a Campanha da Fraternidade 2013 e a Jornada Mundial da Juventude. O lema, “A quem eu te enviar, irás” (Jr 1, 7b), do profeta Jeremias, é direcionado ao jovem. “Não é a pessoa que escolhe, mas é uma chamada de Deus ao jovem profeta e ele então dizia: ‘eu sou muito jovem, não tenho condições’. São palavras que muitas vezes nós dizemos diante dum convite. Então vem a resposta de Deus: ‘A quem eu te enviar, irás’. Por isso é uma Campanha muito importante e entusiasmante por que vai direto aos corações dos jovens”, disse o bispo, para em seguida agradecer aos meios de comunicação pelo trabalho de divulgação.

Padre Camilo Pauletti apresentou os vários subsídios da Campanha Missionária: o cartaz, a Novena (190 mil exemplares), o DVD (22 mil cópias) com testemunhos, 8 milhões de folhetos com as orações dos fiéis e 11 milhões de envelope para as ofertas. Estes já foram enviados às 276 dioceses e prelazias do Brasil. O material pode ser baixado do site das POM (www.pom.org.br).

“O cartaz apresenta o globo e jovens a caminho. A missão nunca olha só ao redor da gente, mas para o mundo. Por isso, no Evangelho Jesus envia a todas as nações”, disse padre Camilo. “Fazemos os subsídios com destaque para os testemunhos que nos últimos anos tiveram maior recepção. É também uma forma de motivar para a consciência missionária que é o objetivo da Campanha, informar, promover, animar a nossa Igreja para que seja cada vez mais missionária”.

O DVD e o livrinho da Novena destacam o testemunho de jovens missionários em várias situações, no Brasil e além-fronteiras. “As páginas centrais do livrinho trazem a Mensagem do papa Francisco para o Dia Mundial das Missões, o penúltimo domingo de outubro (este ano dias 20). É uma oportunidade para os cristãos, de forma concreta, fazerem a sua oferta através do envelope, além de rezar e estar em sintonia com os missionários no mundo”, reforçou padre Camilo.

Padre Estêvão Raschietti, por sua vez, destacou o sentido da Campanha Missionária para a Igreja. “A palavra Missão abarca toda a ação da Igreja. Os batizados são missionários pelo próprio batismo. Isso faz parte da vocação cristã”, defendeu padre Estêvão. Na sequência, chamou a atenção para três aspectos da missão. “Existe uma missão que é mais difícil das demais, onde a Igreja não está presente e não é bem vinda. Essa é a missão ad gentes, e como diz João Paulo II deve servir de inspiração e modelo para todas as outras ações na Igreja”. O segundo aspecto é que, “a missão não começa e acaba na própria paróquia ou na diocese, mas tem uma responsabilidade universal, com todos os povos. A colaboração com projetos missionários faz parte da essência da Igreja que é católica (universal)”. O terceiro aspecto que o Mês Missionário quer evidenciar é que, “a missão requer uma consagração, ou seja, um compromisso por toda a vida. Somos convidados a prestar atenção naqueles missionários e missionárias que se consagram para a missão difícil e além-fronteiras. Eis porque se faz uma Campanha Missionária”, concluiu.

Para dinamizar a Campanha, as POM contam com a colaboração dos Conselhos Missionários Diocesanos e Regionais, lideranças e organismos afins. A coleta é enviada ao Fundo Universal de Solidariedade para apoiar projetos em todo o mundo.
Fonte:http://www.jovensconectados.org.br/campanha-missionaria-2013-destaca-juventude-e-missao-universal-da-igreja.html

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