Catequistas de Conquista

terça-feira, 19 de março de 2013

19 de março - Solenidade de São José




Celebramos hoje, 19 de março, a Solenidade de São José. Neste dia, a Igreja, espalhada por todo o mundo, recorda solenemente a santidade de vida do seu patrono.
Esposo da Virgem Maria, modelo de pai e esposo, protetor da Sagrada Família, São José foi escolhido por Deus para ser o patrono de toda a Igreja de Cristo.
Seu nome, em hebraico, significa “Deus cumula de bens”. 
No Evangelho de São Mateus, vemos como foi difícil para esse grande homem de Deus acolher, misteriosa, dócil e obedientemente, a mais suprema das escolhas: ser pai adotivo de Nosso Senhor Jesus Cristo, o Messias, o Salvador do mundo.
A doutora da igreja, Santa Teresa, dizia: “Quem não achar mestre que lhe ensine a orar, tome São José por mestre e não errará o caminho”.
A fé deste grande homem era muito notória a Deus: submeteu sua razão e sua vontade ao Pai, cumprindo sua tarefa com humildade, aceitando as orientações do céu com simplicidade.
Sabemos hoje muito pouco deste “grande homem”, mas este pouco para nós cristãos é o suficiente para amá-lo, acolhermos e seguir seu exemplo.
Que todos os homens nos dias de hoje se espelhem em seu exemplo de ser pai, esposo, aquele que cuida da família, perseverante em ouvir a Deus.


              

Após Maria, São José é, incontestavelmente, o mais elevado santo do Céu. São Gregório de Nazianzeno escreveu sobre ele: “O Senhor reuniu em José, como um sol, tudo o que os santos juntos tiveram em luz e esplendor.” (…) 
Ao longo da história da Igreja, desde Santo Irineu, Santo Efraim, São Basílio, até São Francisco de Sales, Santa Teresa d´Avila e São Vicente de Paula, passando por Santo Agostinho, São Bernardo e tantos outros, quanta inspiração recolhida junto ao humilde carpinteiro que se tornou a sombra do Pai Santíssimo, em virtude de sua missão no mistério da Encarnação!
 E os Papas não são os últimos a cantar a glória de São José! (…) Visto que Maria continua, no coração da Igreja, a exercer seu Ministério maternal e a dar à luz o Homem novo, assim, São José continua a cuidar do crescimento do Corpo Místico d´Aquele sobre quem ele recebeu a incumbência de exercer a autoridade paterna. 
(…) “Por que não seguir o exemplo do bom Papa João XXIII” que confessava com toda a simplicidade: “São José, eu o amo muito, a tal ponto que não consigo começar nem terminar o dia sem que meus primeiros pensamentos e minhas primeiras palavras lhe sejam dedicados.”

Fontes: http://pnsfatimadeolaria.wordpress.com/2012/03/19/solenidade-de-sao-jose/
http://reporterdecristo.com/sao-jose-aquele-em-pai-primeiro-se-refletiu/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê sua opinião. Faça comentário relacionado ao post.Paz e bem !