Catequistas de Conquista

domingo, 10 de fevereiro de 2013

Ano Litúrgico / Tempos Litúrgicos



O Ano Litúrgico é o “Calendário religioso” e não coincide com o calendário civil.  Contém as datas santas, que vão nos contar a história da salvação e nos nortear nos dias atuais. Importante destacar que o calendário religioso não coincide com o civil, pois tem seu início e fim quatro semanas antes do Natal, tempo chamado de “Advento”. O ano litúrgico pode ser classificado com A, B e C, sendo que no ano A lêem-se as leituras do Evangelho de São Mateus; no ano B, o de São Marcos e no ano C, o de São Lucas. O Evangelho de São João é reservado para as ocasiões especiais, principalmente as grandes Festas e Solenidades.
Dois grandes ciclos são destacados durante o ano litúrgico: o Natal e a Páscoa.
O Ano Litúrgico na História

No início todo domingo era dia de Páscoa. No século I a Páscoa começa a ser celebrada anualmente. No Século IV, além da vigília Pascal, é celebrado o tríduo do Senhor crucificado, sepultado e ressuscitado. O jejum de dois dias (Século III) passa a ser de uma semana, e depois, de 40 dias. Tempo de preparação dos catecúmenos para o batismo. Tempo de reconciliação e penitência. Disso restou o costume da imposição de cinzas na quarta-feira em que inicia a quaresma. Foram apresentadas as comemorações da ascensão e de pentecostes. Estava formado o ciclo pascal. 

Nessa época é definido no ocidente o dia do Natal. Essa data foi tomada de empréstimo da festa do sol, uma festa pagã. Os cristãos viam em Jesus o verdadeiro Sol de Justiça. Estava se formando o ciclo de natal. Estes dois ciclos festivos são as colunas mestras do Ano Litúrgico.

Na idade média são introduzidas as seguintes festas dogmáticas: Santíssima Trindade (1000), Corpus Christi (1246), Sagrado Coração de Jesus (1756) e Cristo Rei (1925). Além disso, Maria e os santos também têm seu lugar na liturgia. Desde muito cedo os cristãos veneravam aqueles que pelo martírio haviam se tornado testemunhas de Cristo. Desde o Século II São Policarpo de Esmirna já era venerado na liturgia. Depois vieram os apóstolos e todos os que haviam sido perseguidos por causa do nome de Jesus.

O centro e a fonte de todo o Ano Litúrgico é o mistério pascal de Jesus Cristo.

A seqüência dos diversos “tempos” do Ano Litúrgico é a seguinte:
CICLO DO NATAL
ADVENTO – Inicia-se o ano litúrgico. Compõe-se de 4 semanas. Começa 4 domingos antes do Natal e termina no dia 24 de dezembro. Não é um tempo de festas, mas de alegria moderada e preparação para receber Jesus.
Início: 4 domingos antes do Natal;
Término: 24 de dezembro à tarde;
Espiritualidade: esperança e purificação da vida;
Ensinamento: Anúncio da vinda do Messias;
Cor: Roxa.

NATAL – 25 de dezembro. É comemorado com alegria, pois é a festa do Nascimento do Salvador.
Início: 25 de dezembro;
Término: na festa do Batismo de Jesus;
Espiritualidade: fé, alegria e acolhimento;
Ensinamento: o Filho de Deus se fez homem;
Cor: Branca.
TEMPO COMUM
1ª PARTE - Começa após o batismo de Jesus e acaba na terça antes da quarta-feira de Cinzas.
Início: 2ª feira após o Batismo de Jesus;
Término: véspera da Quarta-feira das Cinzas;
Espiritualidade: esperança e escuta da Palavra;
Ensinamento: anúncio do Reino de Deus;
Cor: Verde.

2ª PARTE – Começa na segunda após Pentecostes e vai até o sábado anterior ao 1º Domingo do advento.
Início: segunda-feira após o Pentecostes;
Término: véspera do 1º Domingo do Advento;
Espiritualidade: vivência do Reino de Deus;
Ensinamento: os cristãos são o sinais do Reino;
Cor: verde.
CICLO DA PÁSCOA
QUARESMA –  Começa na quarta-feira de cinzas e termina na quarta-feira da semana santa. Tempo forte de conversão e penitência, jejum, esmola e oração. É um tempo de 5 semanas em que nos preparamos para a Páscoa.
Não se diz “Aleluia”, nem se colocam flores na igreja, não devem ser usados muitos instrumentos e não se canta o Hino de Louvor. É um tempo de sacrifício e penitências, não de louvor.
Início: quarta-feira das Cinzas;
Término: quarta-feira da Semana Santa;
Espiritualidade: penitência e conversão;
Ensinamento: a misericórdia de Deus;
Cor: Roxa.
PÁSCOA – Começa com a ceia do Senhor na quinta-feira santa. Neste dia é celebrada a Instituição da Eucaristia e do sacerdócio ministerial. Na sexta-feira celebra-se a paixão e morte de Jesus. É o único dia do ano que não tem missa. Acontece apenas uma ação litúrgica, conhecida também como “Celebração da Cruz”.
No sábado acontece a solene Vigília Pascal. Forma-se então o Tríduo Pascal que prepara o ponto máximo da páscoa: o Domingo da Ressurreição. A Festa da Páscoa não se restringe ao Domingo da Ressurreição. Ela se estende até a Festa de Pentecostes*.
Início: Quinta-feira Santa (Tríduo Pascal)
Término: no Pentecostes
Espiritualidade: alegria em Cristo Ressuscitado
Ensinamento: ressurreição e vida eterna
Cor: Branca
Importante: Ao todo são 34 semanas. É um tempo que nos mostra que Deus se fez presente nas coisas mais simples. “O Tempo comum não é tempo vazio. É tempo de a Igreja continuar a obra de Cristo nas lutas e nos trabalhos pelo Reino.” (CNBB – Documento 43, 132).
Pentecostes 
 A festa do Pentecostes é celebrada 50 dias após a Páscoa. Jesus ressuscitado volta ao Pai e nos envia o Paráclito. É o Espírito Santo que anima a Igreja na caminhada em direção à casa do Pai.
Espiritualidade: Alegria, força, coragem no anúncio do Evangelho.
Ensinamento: Descida do Espírito Santo sobre os Apóstolos e a Virgem Maria e atualmente sobre nós.
Cor: vermelha.

Referências


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê sua opinião. Faça comentário relacionado ao post.Paz e bem !