Catequistas de Conquista

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

COMO FAZER UM BOM ENCONTRO COM SEUS CATEQUIZANDOS




“O catequista é de certo modo,o intérprete da Igreja junto aos catequizandos” Diretório Catequético Geral(DCN 35).


Algumas sugestões práticas para o catequista

Ø    Antes de preparar o encontro peça a luz do Espirito Santo que ilumine sua mente e lhe dê sabedoria.

Ø    Esteja presente em cada um e cada uma. Toda pessoa necessita ser reconhecida individualmente,como gente.Ser conhecida pelo nome,com um “rosto” e uma historia própria.Faça-se presente com uma palavra,um gesto,um elogio,um olhar,um pedido.

Ø    Evite improvisar.Prepare cada encontro com antecedência.Estude o tema que será trabalhado.Tenha um caderno de anotações.

                   Quanto ao local do Encontro:

Ø    Procure variar o local do encontro.Aproveite os espaços da comunidade,a área externa,a Igreja ou as celebrações.Se possível,faça alguns encontros nas casas.Ajuda a conhecer a realidade dos participantes.

Ø    Se não puder variar o local ,varie ao menos a disposição dos lugares.A arrumação em circulo permite que todos possam se ver e cria um clima de comunidade.
Ø    Procure manter o local do encontro em ordem,limpo e agradável.Convide os catequizandos para ajudarem na arrumação;

Ø    Colocar cartazes ou figuras sobre  o tema.Enfeitando o ambiente,para despertar interesse no assunto.Usar símbolos em cada encontro.

Ø    A Bíblia deve ocupar um lugar de destaque no encontro e no ambiente também,ajudando a despertar o amor e respeito a Palavra de Deus;


                              Quanto ao Acolhimento:

Ø    Para acolher bem os catequizandos,o catequista deverá chegar um tempo antes do horário do inicio do Encontro para receber a todos com igual atenção,sem demonstrar preferências;

Ø    Todo catequizando traz para a catequese experiências de vida sempre diferentes.É preciso dialogar com eles sobre suas vidas,perguntando o que fizeram durante a semana,como estão se sentindo,o que desejam receber na catequese.Não deve ser um relatório,mas uma conversa espontânea,com muita simplicidade;
Ø    Não se interesse pelos catequizandos somente no momento do encontro.Eles gostam de saber e sentir que o catequista pensa neles,quer seu bem.Procure estar atento aos interesses e problemas de cada um.

Ø    O ponto de vista do catequizando deverá ser respeitado,e a sua opinião ser ouvida com muita atenção;

Ø    Nunca faça comparações entre os participantes.Encoraje cada qual a ser ele mesmo.É importante aprender a conviver com as diferenças.Enriquecemo-nos mutuamente se soubermos ser respeitosos.

Ø    Não chamar a atenção do catequizando na frente de outras pessoas,mas a sós,depois do Encontro.

Ø    Ser objetivo ao fazer perguntas e não esperar respostas automáticas.Dar tempo para que pensem e discutam;

Ø    Dizer sempre a verdade.Se o catequista não souber responder a alguma pergunta,deverá se comprometer em procurar a resposta e levá-la no próximo Encontro.

Ø    Coloque uma pitada de humor em cada encontro,criando um clima alegre,cativante e contagiante.A alegria é sinal da presença de Deus;

                                     [

               Quanto à Linguagem:

Ø    A linguagem deverá ser clara,coerente e simples;

Ø    Nunca falar num tom infantil,mas naturalmente,com firmeza e simplicidade;

Ø    Procurar usar o mesmo vocabulário,usando na realidade dos catequizandos, para que eles possam compreender melhor a mensagem;

Ø    Atenção com algumas palavras que costumamos usar.Catequese não é curso,nem escola.Em vez de “aula”,falar de “Encontro”.Não fazer “provas” nem dar “notas”,nem “prêmios e castigos”.Que o relacionamento não seja de “professor” e “aluno”.

Ø    Essas coisas existem na escola,mas não na catequese,que é o Encontro da pessoa com Jesus Cristo e com a comunidade.

Ø    A grande linguagem é a do coração, carregada de afeto, ternura e misericórdia que se manifeste no belo, no lúdico e no místico.


                          Quanto à Organização:

Ø    Anotar os dados principais do catequizando: idade,endereço,escolaridade,etc;

Ø    Anotar também a freqüência nos Encontros.

Ø    Fazer uma ficha de participação para que o catequista possa acompanhar o catequizando.
                                                  
                                       Quanto ao Grupo de Catequistas:

Ø    É aconselhável que os catequistas atuem em grupos,nunca isolados,a exemplo de Jesus que enviou seus discípulos “dois a dois”(Lc 9,1-6;10,1)

Ø    É no grupo que acontece a formação,por meio: dos debates,da partilha dos problemas e da busca de solução e das alegrias das atividades da catequese.
Ø    O grupo é a fonte de vida,de esperança,de animação,de dialogo,de fraternidade e de alegria.Nele o catequista cresce e  sente fortalecido em sua missão.
Ø    Esteja sempre em contato com outros catequistas e com a coordenação.Você não se sentirá sozinho num trabalho tão gratificante,mas que tem suas dificuldades.

                                                     Quanto a Avaliação:

Ø    É importante avaliar a caminhada da catequese.Esta pode ser feita no grupo de  catequistas.Lembre-se que avaliar não é defender ou acusar o trabalho nosso ou dos outros.Devemos ter a coragem de nos questionar para crescer.

 

Recursos na catequese:

Ø    Não se trata de usar instrumentos caros e complicados,basta ter criatividade e usar o que tiver à mão.O testemunho é o melhor recurso para o catequizando.O material didático não substitui a palavra de Deus.
Ø    Há muitas outras maneiras de expressão alem da palavra,do discurso, e esta nem sempre é a melhor maneira de comunicação.
Ø    Usar recursos, dinâmicas, técnicas que eduquem para valores evangélicos.


          Quanto à Missão dos Catequistas

Ø    A missão da catequese é juntar fé à vida,na comunidade.Para conseguir isso,a catequese deve sempre se lembrar da maneira como Deus se revelou a seu povo.

Ø    O catequista deve procurar ver os acontecimentos e as situações que vivemos hoje,a luz da Palavra de Deus,para continuar a mesma caminhada do Povo de Deus,nas nossas comunidades.


Jesus Cristo ensina a ter objetivos claros e ações concretas: ‘De fato, se algum de vocês quer construir uma torre, não se senta primeiro para calcular os gastos, para ver se tem o suficiente para terminar?’ (Lc 14,28)”. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê sua opinião. Faça comentário relacionado ao post.Paz e bem !