Catequistas de Conquista

quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Santos Arcanjos Miguel, Rafael e Gabriel



No último domingo comemoramos a festa dos três Arcanjos: Miguel, Gabriel e Rafael. A Igreja Católica, guiada pelo Espírito Santo, herdou do Antigo Testamento a devoção a estes amigos, protetores e intercessores que do Céu vêm em nosso socorro pois, como São Paulo, vivemos num constante bom combate. A palavra "Arcanjo" significa "Anjo principal". E a palavra "Anjo", por sua vez, significa "mensageiro".



Arcanjo é o nome dado ao anjo que ocupa a segunda classe em sua hierarquia celestial religiosa. Em si, falar sobre os arcanjos é falar dos anjos, diante disto, pode-se conceituar o anjo como criatura espiritual, conserva de Deus como os homens, que servem como ajudantes ou mensageiros de Deus aos homens. Sendo citado nos escritos sagrados do cristianismo, tornou-se objeto de estudo dos mesmos.

Em si, isto é fato, apenas na bíblia temos a designação de Miguel como arcanjo (cf. Jd v.9), os demais (Gabriel e Rafael) são considerados somente anjos, todavia, em Tobias temos a revelação de que Rafael, junto com outros seis, assume a função de Príncipe dos Anjos (Arcanjos) diante de Deus (cf. Tb 12,15). Estes são os três arcanjos venerados pelos cristãos, judeus e islâmicos. Por continuidade, São Gregório, o Grande, ainda cita, em um dos seus sermões, o nome de outros quatro anjos, totalizando assim, os Sete Arcanjos: Uriel; Fanuel (também conhecido por Orfiel e Ofaniel); Zaraquiel (ou Saracael); e Simiel. Todos são citados no Livro Apócrifo de Enoque. A Igreja Ortodoxa, ainda apresenta outros três nomes, os quais completados com Uriel consolidam o número de sete: Jegudiel, Selafiel e Baraquiel.

"São Gabriel com Maria, São Rafael com Tobias, São Miguel com todas as hierarquias, abri para nós esta via."

                                                              
                                                                   São Miguel

Então, dando ênfase ao Arcanjo Miguel, a palavra significa “Quem Como Deus”, é o Príncipe da Milícia Celeste, o qual travou no Céu um combate com o Demônio. No duelo entre o Bem e o Mal, Deus deixou Miguel como o chefe da Milícia, o qual é composto essencialmente pelos Anjos da Guarda, os quais lutam contra Satanás e seus demônios, protegendo os seres humanos das ações melindrosas destes seres espirituais rebeldes.

São Miguel é o Padroeiro da Igreja Católica, Chefe dos Arcanjos e a figura angélica mais nobre das Sagradas Escrituras. Foi cultuado desde os primeiros séculos da história do cristianismo, e é venerado por meio daquilo que dele se encontra escrito nas Escrituras. Em si, Miguel combate contra Satanás e seu exército (cf. Ap 12,7ss); protege o povo eleito (cf. Dn 10,13); e no juízo universal, intervirá em favor do povo de Deus (cf. Dn 12,1-12).

                                                                         São Rafael
or sua vez, retratando o Arcanjo Rafael, cujo nome expressa “Deus cura”, destaca-se a consideração de que este não aparece explicitamente nas escrituras hebraicas e no Antigo Testamento dos judeus e cristãos reformados, mas apenas nas edições gregas, as quais foram adotadas pelos cristãos católicos, mais especificamente no livro de Tobias, onde o mesmo Príncipe Celeste é chamado de Azarias. Todavia, a expressão hebraica que corresponde ao termo “médico” é Rophe, que a transliterando equivale a Rafael, cujo significado já foi mencionado acima, e sua figura é vista no judaísmo na passagem dos três anjos que vai encontro de Abraão, anunciando-lhe sobre a destruição de Sodoma e Gomorra (cf. Gn 18). O Arcanjo acompanha Tobias na sua viajem, por várias vezes, expressa a forma de como ele age na vida da humanidade, protegendo-o dos perigos e livrando-o das ciladas dos demônios (Tb 5 – 11). Em si, é por meio do próprio Arcanjo Rafael que sabemos que são Sete, os Arcanjos (cf. Tb 12,15). É também por meio do Arcanjo Rafael que Tobias consegue enamorar Sara, orientando assim o seu namoro, e conduzindo-os até o casamento. 

Dentre as funções atribuídas a Rafael, temos a constatação no escrito sagrado de Tobias, onde o mesmo Rafael anuncia que: apresenta a Deus as orações feitas pela humanidade; cura as enfermidades e livra do Demônio os seres. No Novo Testamento, Rafael pode ser identificado na expressão de João 5,4 devido à função pelo mesmo anjo apresentada em Tobias 12. No caso, era Rafael que vinha mover as águas para curar os enfermos na Fonte de Betesda.

Dentre outra curiosidade, o mesmo Arcanjo Rafael também é expresso na iconografia de Nossa Senhora Desatadora de Nós, onde o mesmo é apresentado levando Tobias e seu cachorro, o qual apresentava em sua vida muitas dificuldades para ser resolvidas. De modo geral, o Arcanjo Rafael é o chefe da Ordem das Virtudes, Padroeiro dos Cegos, Profissionais da Saúde, Viajantes, Soldados, Escudeiros e da Família.

                                                                      São Gabriel 
Por fim, o Arcanjo Gabriel, cujo nome expressa, “Poder de Deus” é aquele que assumiu o lugar de Lúcifer, cujo nome expressa “Anjo de Luz quando este foi banido da Corte Celeste por conta de sua rebeldia. Biblicamente, ele é citado basicamente em quatro textos: nos capítulos oito e nove de Daniel, e nos escritos de São Lucas, anunciando o nascimento de Zacarias e de Cristo Jesus, nosso Senhor, sendo que ainda se supõe que foi o mesmo anjo que apareceu a José e aos Pastores, assim como consolou Jesus no Monte das Oliveiras, que iniciava a vivencia de sua Paixão; trechos estes também presentes no Evangelho deste mesmo autor. Noutros textos do Novo Testamento temos também ainda referencias a Gabriel, como o anjo que orientou a Sagrada Família no caminho para o Egito; e aquele que anunciou as mulheres que Jesus havia ressuscitado, ambos os textos citados pelo Evangelista Mateus em seu Livro.

Ele é o anjo da Encarnação e da Consolação. Entre todos os anjos, ele foi o escolhido para anunciar a Maria que esta seria a Mãe de Deus. Ele é Padroeiro da Diplomacia e dos Mensageiros.


Oração aos Santos Arcanjos

Ajudai-nos, ó grandes santos irmãos nossos, que sois servos, como nós, diante de Deus.
Defendei-nos de nós mesmos, da nossa covardia e tibieza, de nosso egoísmo e de nossa ambição, de nossa inveja e desconfiança, de nossa avidez em procurar a saciedade, a boa vida e a estima.
Desatai as algemas do pecado e do apego a tudo o que passa. Desvenda os nossos olhos que nós mesmos fechamos, para não precisarmos ver as necessidades de nosso próximo, e poder assim ocupar-nos de nós mesmos numa tranqüila auto complacência. 
Colocai em nosso coração o espinho da santa ansiedade de Deus, para que não deixemos de procurá-lo com ardor, contrição e amor.
Contemplai em nós o Sangue do Senhor, que Ele derramou por nossa causa.
Contemplai em nós as lágrimas de Vossa Rainha, que ela derramou sobre nós.
Contemplai em nós, a pobre, desbotada, arruinada imagem de Deus, comparando-a com a imagem íntegra que deveríamos ser por sua vontade e seu amor.
Ajudai-nos a conhecer a Deus, a adorá-Lo, a amá-Lo e a servi-Lo. Ajudai-nos no combate contra os poderes das trevas que traiçoeiramente nos envolvem e nos afligem.
Ajudai-nos para que nenhum de nós se perca e para que um dia estejamos todos jubilosamente reunidos na eterna bem-aventurança. Amém.

São Miguel, assisti-nos com vossos Santos Anjos, Ajudai-nos e rogai por nós.
São Rafael, assisti-nos com vossos Santos Anjos, Ajudai-nos e rogai por nós.
São Gabriel, assisti-nos com vossos Santos Anjos, Ajudai-nos e rogai por nós.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê sua opinião. Faça comentário relacionado ao post.Paz e bem !