Catequistas de Conquista

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Beato JOÃO PAULO II, rogai por nós!



Hoje 22 de Outubro a Igreja celebra a Memória Litúrgica do Beato João Paulo II, patrono da Jornada Mundial da Juventude em 2013. Segue abaixo a biografia deste homem santo que muito transmistiu a Boa Nova de Jesus Cristo a todos nós.

Papa João Paulo II
Breve Biografia

"Karol Józef Wojtyla, conhecido como João Paulo II desde sua eleição para o papado em outubro de 1978, nasceu em Wadowice, uma pequena cidade 50 quilômetros. Cracóvia, em 18 de maio de 1920. Ele era o mais novo dos três filhos de Karol Wojtyla e Emilia Kaczorowska. Sua mãe morreu em 1929. O mais velho de seu irmão Edmund (médico) morreu em 1932 e seu pai (o sargento), em 1941. Sua irmã Olga morreu antes de ele nascer.

Ele foi batizado pelo padre Franciszek Zak em 20 de junho de 1920 na igreja paroquial de Wadowice, aos 9 anos fez sua Primeira Comunhão, e foi confirmado em 18. Após a formatura no ensino médio na escola Marcin Wadowita Wadowice, matriculou-se em 1938 na Universidade Jagiellonian em Cracóvia e em uma escola de teatro.

Quando as forças de ocupação nazista fecharam a Universidade, em 1939, o jovem Karol teve que trabalhar em uma pedreira e, em seguida, uma fábrica química (Solvay), para ganhar a vida e evitar a deportação para a Alemanha.

Desde 1942, ele sentiu o chamado para o sacerdócio, ele começou a cursos no seminário clandestino de Cracóvia, dirigido pelo Arcebispo de Cracóvia, Cardeal Adam Stefan Sapieha. Ao mesmo tempo, foi um dos pioneiros do "Teatro rapsódica", também clandestino.

Após a Segunda Guerra Mundial, continuou seus estudos no seminário maior de Cracóvia, recém-inaugurado, e na Faculdade de Teologia da Universidade Jagiellonian, até sua ordenação sacerdotal em Cracóvia em 01 de novembro de 1946 pelo Arcebispo Sapieha.

Em seguida, ele foi enviado para Roma, onde, sob a direção do dominicano francês Garrigou-Lagrange, o doutorado em teologia em 1948 com uma tese sobre o tema da fé nas obras de São João da Cruz (apud Sanctum Ioannem Doutrina fide a Cruce). Naquela época, durante as férias, ele exerceu o ministério pastoral entre os imigrantes poloneses da França, Bélgica e Holanda.

Em 1948, ele retornou à Polônia e foi vigário de diversas paróquias de Cracóvia, bem como capelão universitário até 1951, quando ele retomou seus estudos de filosofia e teologia. Em 1953, a Universidade Católica de Lublin uma tese sobre "Avaliação da possibilidade de fundar uma ética católica baseada no sistema ético de Max Scheler". Mais tarde ele se tornou professor de teologia moral e ética social no Seminário Maior de Cracóvia e na Faculdade de Teologia de Lublin.

Em 4 de julho de 1958 por Pio XII foi nomeado Bispo titular de Olmi e auxiliar de Cracóvia. Foi ordenado bispo em 28 de setembro de 1958, na Catedral de Wawel (Cracóvia), das mãos do Arcebispo Eugeniusz Baziak.

Em 13 de janeiro de 1964 foi nomeado Arcebispo de Cracóvia pelo Papa Paulo VI, que fez dele um cardeal em 26 junho de 1967, com o título de San Cesareo em Palatio, pro illa vice-Diakonia caminho sacerdotal.

Além de participar do Concílio Vaticano II (1962-1965), com uma contribuição significativa na elaboração da Constituição Gaudium et spes, o Cardeal Wojtyla participou em todas as assembléias do Sínodo dos Bispos antes de seu pontificado.

Cardeais no conclave elegeu o Papa em 16 de Outubro de 1978. Ele tomou o nome de João Paulo II e em 22 de outubro, ele inaugurou solenemente o seu ministério petrino como o sucessor 263 ao Apóstolo. Seu pontificado, um dos mais longos da história da Igreja, durou quase 27 anos.

João Paulo II exerceu o ministério Petrino com incansável espírito missionário, dedicando todas as suas energias, impulsionado por "solicitude Ecclesiarum" e caridade aberta a toda a humanidade. Fez 104 visitas pastorais fora da Itália e 146 dentro deste país. Como Bispo de Roma visitou 317 das 333 paróquias.

Mais do que todos os seus antecessores conheci o povo de Deus e os líderes das nações, mais de 17.600.000 peregrinos participaram das Audiências Gerais 1166 realizadas às quartas-feiras. Tal figura é sem contar todos os outros públicos especiais e cerimônias religiosas [mais de 8 milhões de peregrinos durante o Grande Jubileu do ano 2000] e os milhões de fiéis, o Papa encontrou durante as visitas pastorais feitos na Itália e no mundo. Devemos lembrar também as personalidades do governo numerosos que são encontradas durante 38 visitas oficiais, 738 audiências e reuniões com chefes de Estado e 246 audiências e encontros com primeiros-ministros.

Seu amor pelos jovens levou-o a estabelecer, em 1985, as Jornadas Mundiais da Juventude. Nos 19 JMJ realizadas durante o seu pontificado, reuniu milhares de jovens de todo o mundo. Além disso, sua atenção para a família revelou nos Encontros Mundiais das Famílias, que se iniciou em 1994.

João Paulo II conseguiu estimular o diálogo com os judeus e com os representantes de outras religiões, que ele várias vezes convidados para as reuniões de oração pela paz, especialmente em Assis.

Sob sua orientação, a Igreja se preparou para o terceiro milênio e celebrou o Grande Jubileu do ano 2000, como indicado pelas linhas em Tertio Millennio adveniente, e em seguida, enfrentou a nova época, recebendo suas instruções na Carta Apostólica Novo millennio ineunte, que mostrou o caminho para o seu futuro fiel.

Com o Ano da Redenção, o Ano Mariano eo Ano da Eucaristia, promoveu a renovação espiritual da Igreja.

Fez numerosas canonizações e beatificações para mostrar inúmeros exemplos de santidade de hoje, servem como incentivo para as pessoas de hoje celebrados 147 cerimônias de beatificação em que ele proclamou 1338 beatos e 51 canonizações-para um total de 482 santos. Ele fez Teresa do Menino Jesus Doutora da Igreja.

Expandiu significativamente o Colégio dos Cardeais, criando 231 Cardeais (mais um "in pectore", cujo nome não foi divulgado antes de sua morte) em 9 consistórios. Também convocou seis reuniões plenárias do Colégio dos Cardeais.

Ele organizou 15 Assembléias do Sínodo dos Bispos: seis Geral Ordinária (1980, 1983, 1987, 1990, 1994 e 2001), uma Assembléia Geral Extraordinária (1985) e oito especial (1980, 1991, 1994, 1995, 1997, 1998 (2) e 1999).

Entre os seus principais documentos incluem: 14 encíclicas, 15 exortações apostólicas, 11 constituições apostólicas, 45 cartas apostólicas.

Promulgou o Catecismo da Igreja Católica, à luz da Tradição como autorizadamente interpretada pelo Concílio Vaticano II. Alterou o Código de Direito Canônico e do Código dos Cânones das Igrejas Orientais e reorganizou a Cúria Romana.

Também publicou cinco livros, como médico particular: "Cruzando o Limiar da Esperança" (outubro de 1994), "Dom e Mistério: No quinquagésimo aniversário da minha ordenação sacerdotal" (Novembro de 1996), "Tríptico Romano - Meditações", um livro de poemas (março de 2003), "Levanta-te! Going "(Maio de 2004) e" Memória e Identidade "(fevereiro de 2005).

João Paulo II morreu em 2 de abril de 2005, às 21,37, enquanto terminava no sábado, e que já tinha entrado na Oitava de Páscoa e domingo da Divina Misericórdia.

A partir daquela noite até 8 de abril, o dia do funeral foi realizado saudoso Pontífice, mais de três milhões de peregrinos prestou homenagem a João Paulo II, fazendo até 24 horas na fila para o acesso à Basílica de São Pedro.

Em 28 de abril, o Papa Bento dispensou cinco anos de tempo após a morte para iniciar o processo de beatificação e canonização de João Paulo II. A causa foi aberta oficialmente pelo Cardeal Camillo Ruini, vigário geral para a diocese de Roma, em 28 de junho de 2005. "

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê sua opinião. Faça comentário relacionado ao post.Paz e bem !