Catequistas de Conquista

quarta-feira, 28 de junho de 2017

São José, rogai a Deus por nós



A Festa de São José é um breve intervalo durante a Quaresma para celebrar e refletir sobre a importância do pai adotivo de Cristo na vida da Igreja:
- A Solenidade de São José, assim denominado Patrono da família, é como se fosse um intervalo, e um intervalo breve, nesse clima penitencial da Quaresma, para dar a alegria Pascal de celebrarmos o Mistério de Cristo na vida de São José, pai adotivo ou também chamado Pai terreno do filho unigênito de Deus Pai.
A Igreja o escolheu como padroeiro da boa morte, pois José deve ter terminado sua caminhada na terra ao lado de Jesus e Maria. O calendário litúrgico dedica duas comemorações festivas a este grande Santo: no dia 19 de março (em muitos países este é o dia dos pais) e no dia primeiro de maio, dia do trabalhador. São José foi escolhido como modelo de todos os trabalhadores.
São José foi escolhido também como Padroeiro das Vocações e sua espiritualidade deu origem a inúmeras Congregações religiosas, masculinas e femininas, que operam no mundo, seguindo seu estilo e carisma.
O Papa Francisco, há poucos meses, mandou inserir, na Liturgia eucarística, o nome de São José, que assim é invocado diariamente na hora da Missa, bem logo após a Consagração.
São José Esposo de Maria, ele foi o pai adotivo de Jesus. O evangelho de Mateus deixa claro que a gravidez de Maria na geração de Jesus não veio do marido, mas diretamente do Espírito Santo. No trabalho de carpinteiro José sustentou a Sagrada Família e por isso é chamado de ‘pai nutrício’ de Jesus.


No Evangelho José é o homem justo. A palavra bíblica resume o sentido da pessoa de José em relação à vinda do Salvador, o Messias descendente do rei Davi. A presença de José na genealogia do rei Davi garante a Jesus a linhagem real segundo o relato de Mateus: “Jacó foi pai de José, esposo de Maria, da qual nasceu Jesus, que é chamado Cristo.” (Mt.1,16). Os evangelhos trazem algumas informações históricas sobre quem era José. Mas, deixam claro seu papel ao lado de Maria em função de Jesus.
Cristo Jesus, o salvador-messias, é o Filho de Deus nascido só de mãe humana. O texto de Mateus fala desse fato miraculoso: Jesus nasceu de uma virgem! Maria era solteira e noiva de José. Segundo o costume legal os noivos assumiam perante duas testemunhas a promessa de se casarem. Somente no final de um ano o noivado dava a eles o direito de coabitarem. A gravidez imprevista de Maria surpreendeu José que resolveu intimamente abandona-la. Tinha ele a certeza da honestidade da noiva e sem saber o que pensar não quis denunciá-la por adultério. Diz-nos Mateus: “José era justo” (v.19). Providencia a viagem até Belém por motivo do recenseamento ordenado pelo Império Romano. Está presente no nascimento de Jesus na gruta. Mesmo não sendo o pai carnal é ele quem impõe o nome ao menino no ato da circuncisão. Mais tarde protege a esposa e o menino na fuga para o Egito. Participa de toda a vida civil religiosa dos judeus. Sofre ao lado de Maria a incompreensão quanto a Jesus perdido em Jerusalém no Templo por três dias. Depois disso Lucas resume numa frase a vida da Sagrada Família em Nazaré: Jesus lhes era submisso e ia crescendo em sabedoria, estatura e graça diante de Deus e dos homens. (Lc. 2,51-52). Enfim, José tem o perfil do homem justo, isto é, fiel a Deus em tudo e amante do trabalho humilde e honesto.
São José, pai adotivo de Jesus e aquele que, com seu silêncio, obediência e coragem, abraçou o Senhor da Vida.


A missão de São José não se encerra com a sua vida terrena, porque a autoridade de pai de José, pela vontade de Deus, estendeu-se sobre toda a Igreja. A Sagrada Família, que José governou com autoridade de pai, foi o berço da Igreja nascente. São José compreendeu o mistério da encarnação de Cristo, tornando-se, assim, um participante da promessa de Deus.
Através deste exemplo, vemos que Deus escolhe os justos e simples para realizar o seu amor no meio do povo; e hoje somos chamados, todos, a louvar a Deus pelo ‘Sim’ de São José, falou.São José, o homem justo e temente a Deus, não é nada mais senão um sinal Dele no meio do povo.
 São José ouviu a voz do anjo e se colocou à disposição para cuidar de Maria e do filho Jesus. Que este grande Santo abençoe nossas famílias, os trabalhadores, e consiga muitas vocações para a vida religiosa e sacerdotal, para que a pessoa de Jesus seja cada vez mais conhecida e amada. São José, rogai a Deus por nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê sua opinião. Faça comentário relacionado ao post.Paz e bem !