Catequistas de Conquista

domingo, 24 de julho de 2016

Catequese sobre o “Rosto da Misericórdia”


Catequese sobre o “Rosto da Misericórdia”                   
1.ª Parte: Conceito de Misericórdia
a) A Misericórdia é um Rosto: Jesus
 a misericórdia não é uma palavra abstrata mas um rosto. A misericórdia de que falamos tornou-se viva, visível e atingiu o seu climax em Jesus de Nazaré”. 

 contemplemos o mistério da misericórdia porque ela, diz: “é fonte de alegria, serenidade e paz… Revela o mistério da Santíssima Trindade… É o ato último e supremo pelo qual Deus vem ao nosso encontro… É a lei fundamental que mora no coração de cada pessoa, quando vê com olhos sinceros o irmão que encontra no caminho da vida… É o caminho que une Deus e o homem, porque nos abre o coração à esperança de sermos amados para sempre, apesar da limitação do nosso pecado”.

Tudo fala de Misericórdia em Jesus…
“Deus é amor” (I Jo 4,8.16)… Este amor tornou-se visível e palpável em toda a vida de Jesus. A sua pessoa não é senão amor, um amor que se dá gratuitamente. O Seu relacionamento com as pessoas, que se abeiram dele, manifesta algo de único e irrepetível. Os sinais que realiza, sobretudo para com os pecadores, as pessoas pobres, marginalizadas, doentes e atribuladas, decorrem sob o signo da misericórdia. Tudo nele fala de misericórdia. Nele, nada há que seja desprovido de compaixão (8)
(Portanto: não se consegue entender Jesus sem o conceito da misericórdia)
O Papa ilustra esta afirmação com narrações do evangelho:
… Vendo que a multidão de pessoas que o seguia estava cansada e abatida, Jesus sentiu, no fundo do coração, uma intensa compaixão por elas… Em todas as circunstâncias, o que movia Jesus era apenas a misericórdia. Quando encontrou a viúva de Naim que levava o seu único filho a sepultar, sentiu grande compaixão pela dor imensa daquela mãe em lágrimas… A própria vocação de Mateus se insere no horizonte da misericórdia. Ao passar diante do posto de cobrança dos impostos, os olhos de Jesus fixaram-se nos de Mateus. Era um olhar cheio de misericórdia que perdoava os pecados daquele homem e vencendo as resistências dos outros discípulos, escolheu-o, a ele pecador e publicano, para se tornar um dos Doze.
A Misericórdia é critério de identificação dos filhos de Deus
A parábola contém um ensinamento profundo para cada um de nós. Jesus declara que a misericórdia não é apenas o agir do Pai, mas torna-se critério para identificar quem são os seus verdadeiros filhos… O perdão das ofensas torna-se a expressão mais evidente do amor misericordioso e, para os cristãos, é um imperativo de que não podemos prescindir. Como parece difícil, tantas vezes perdoar! E, no entanto, o perdão é o instrumento colocado nas nossas frágeis mãos para alcançar a serenidade do coração. Deixar de lado o ressentimento, a raiva, a violência e a vingança são condições necessárias para se viver feliz. Acolhamos, pois a exortação do Apóstolo: Que o sol não se ponha sobre o vosso ressentimento.(9)
A misericórdia é critério de credibilidade para a nossa fé
O Papa propõe que se escute “a palavra de Jesus que colocou a misericórdia como ideal de vida e como critério de credibilidade para a nossa fé: “felizes os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia”. (9)
Deus não se limita a afirmar o seu amor para connosco (só palavras…), mas torna-o visível e palpável. O Seu amor nunca poderia ser uma palavra abstrata. Por sua natureza, é vida concreta: intenções, atitudes, comportamentos que se verificam na atividade de todos os dias. A misericórdia de Deus é a sua responsabilidade por nós. Ele sente-se responsável, isto é, deseja o nosso bem e quer-nos felizes, cheios de alegria e serenos… Tal como Ele é misericordioso, assim somos chamados também nós a ser misericordiosos uns para com os outros” (9) (ou seja: se a misericórdia é responsabilidade de Deus para connosco a misericórdia é responsabilidade nossa para com os outros, se quisermos que a nossa fé seja credível)

 É triste ver como a experiência do perdão vai rareando cada vez mais na nossa cultura… Todavia sem o testemunho do perdão, resta apenas uma vida infecunda e estéril, como se se vivesse num deserto desolador… É o tempo de regresso ao essencial, para cuidar das fraquezas e dificuldades dos nossos irmãos. O perdão é uma força que ressuscita para a nova vida e infunde a coragem para olhar o futuro com esperança” (10)
O papa evoca depois a 2.ª encíclica do papa João Paulo II, “Dives in misericordia”, e diz que ela já foi resultado do “esquecimento em que caíra o tema da misericórdia, na cultura dos nossos dias” (11) e cita-a: A Igreja vive uma vida autêntica quando professa e proclama a misericórdia” (11). (Já o Papa João Paulo II o dizia, portanto).
A misericórdia é determinante para a credibilidade do anúncio do Evangelho
A Igreja tem a missão de anunciar a misericórdia de Deus, coração pulsante do Evangelho, que por meio dela deve chegar ao coração e à mente de cada pessoa… É determinante para a Igreja, e para a credibilidade do seu anúncio, que viva e testemunhe, ela mesma, a misericórdia. A sua linguagem e os seus gestos, para penetrarem no coração das pessoas e desafia-las a encontrar novamente o caminho para regressar ao Pai, devem irradiar misericórdia. (12)
Faz um apelo:
“Onde a Igreja estiver presente, aí deve estar evidente a misericórdia do Pai”. Nas nossas paróquias, nas comunidades, nas associações e nos movimentos – em suma, onde houver cristãos – qualquer pessoa deve poder encontrar um oásis de misericórdia” (12)


Cumprir as obras de misericórdia corporais e espirituais (15)
Para “acordar a nossa consciência, muitas vezes adormecida perante o drama da pobreza, e de entrar cada vez mais no coração do Evangelho, onde os pobres são privilegiados da misericórdia divina”
Há que redescobrir as obras de misericórdia corporais e espirituais, apela o Papa.

b) Relação entre justiça e misericórdia (20 e 21)
Para o papa  “a Justiça de Deus é o Seu perdão” e “o primado da misericórdia é a dimensão fundamental da missão de Jesus, porque não é a observância da lei que salva, mas a fé em Jesus Cristo
“A misericórdia não é contrária à justiça, mas exprime o comportamento de Deus para com o pecador, oferecendo-lhe a nova possibilidade de se arrepender, converter e acreditar” (21)
O papa chega a dizer que “Se Deus se detivesse na justiça, deixaria de ser Deus; seria como todos os homens que clamam pelo respeito da lei. A justiça por si só não é suficiente… Por isso Deus, com a misericórdia e o perdão, vai além da justiça. Isto não significa desvalorizar a justiça ou torna-la supérflua… Deus não rejeita a justiça. Ele engloba-a e supera-a num evento superior onde se experimenta o amor, que está na base duma verdadeira justiça” (21)

Conclusão
O Papa invoca Nossa Senhora…
a Quem designa de “a Mãe da Misericórdia”. “A doçura do Seu olhar nos acompanhe neste Ano Santo, para podermos todos redescobrir a alegria da ternura de Deus” Diz que “ninguém, como Maria, conheceu a profundidade do mistério de Deus feito homem.

Na solenidade de Cristo Rei, que será a 20 de novembro de 2016, o ano jubilar irá terminar… Mas a Igreja continuará a proclamar com confiança e sem cessar: “ Lembra-te, Senhor, da tua misericórdia e do teu amor, pois eles existem desde sempre” (Sl 25, 6)… E para sempre.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê sua opinião. Faça comentário relacionado ao post.Paz e bem !