Catequistas de Conquista

quinta-feira, 10 de setembro de 2015

MENSAGEM DO ARCEBISPO DOM LUÍS PEPEU POR OCASIÃO DO DIA NACIONAL DO CATEQUISTA



MENSAGEM DO ARCEBISPO DOM LUÍS PEPEU AOS CATEQUISTAS DA ARQUIDIOCESE DE VITÓRIA DA CONQUISTA
POR OCASIÃO DO DIA NACIONAL DO CATEQUISTA
30 de agosto de 2015


Queridos irmãos e irmãs catequistas, nossa saudação de Paz e Bem!
           Gostaríamos de parabenizar-lhes por este dia e apresentar-lhes nossos sinceros agradecimentos pela missão tão importante que vocês desempenham dentro da vida eclesial. Nossa gratidão e nosso reconhecimento pela ação evangelizadora em promover a inserção do catequisando na fé e na comunidade cristã.
            Neste dia 30 de agosto a Igreja celebra o dia nacional do catequista. Vocês, irmãos e irmãs catequistas, através de alegrias e dificuldades, procuram fazer conhecer Jesus às crianças, adolescentes, jovens e adultos, conduzindo-os para a experiência do encontro pessoal com Cristo. Por meio deste trabalho grandioso de catequese, como verdadeiros evangelizadores, vocês procuram formar discípulos e discípulas de Jesus Cristo, encarnando na própria vida a Palavra de Deus, o Evangelho de Jesus Cristo: seus valores, suas atitudes.
            Jesus Cristo, o Ressuscitado, antes de ser elevado aos céus, falou aos discípulos: “Ide pelo mundo inteiro e anunciai a Boa-Nova a toda Criatura!” (Mc 16,15). E os discípulos partiram e pregaram por toda parte. Esta missão de levar o Evangelho pelo mundo inteiro, a catequese da “Primeira Comunidade” de seguidores de Jesus, foi se multiplicando até os dias de hoje, favorecendo uma experiência de fé dentro de um processo constante de seguimento a Cristo.
            Vivemos em um mundo tão conturbado, estarrecidos e paralizados diante da violência desenfreada! Assistimos a uma série de crises de valores dentro da sociedade. O egoismo, o individualismo, o indiferentismo, a ganância, tudo isto está ocupando o coração das pessoas que não querem mais escutar a Palavra de Deus. E o catequista, em meio a esta realidade tão desafiadora, tem a sublime missão de abrir os olhos e os ouvidos das pessoas para que compreendam que a Palavra de Deus é palavra de todos os tempos, uma realidade sempre atual. O catequista faz-se semeador: ele prepara o coração das pessoas, transformando-o em terra boa para acolher a boa semente que é a Palavra de Deus.
            Nunca desanimem, queridos catequistas! A sua missão é muito importante para a evangelização e para a Igreja. Mesmo que vocês nesta árdua missão, cheguem a experimentar momentos sombrios e dificuldades que se afiguram maiores que as suas forças, lembrem-se sempre: O Espírito de Deus pode fazê-los maiores que a própria pequenez. E esta certeza, seguramente, fará com que a missão de vocês, tão árdua e difícil, transforme-se em beleza e em alegria, a alegria provada diante da experiência da formação de cristãos comprometidos com sua fé, com Cristo, com os valores do Evangelho.
            Com imensa gratidão, invoco do Bom Deus, pela intercessão da Virgem Maria, Estrela da Evangelização, que desçam sobre todos vocês, queridos catequistas, as bênçãos em larguesa e em profusão, a fim de que continuem com fidelidade o anúncio e a vivência da Palavra de Deus, gerando para a Igreja discípulos e discípulas comprometidos com os valores do Evangelho.


                                                                                   Dom Luís Gonzaga Silva Pepeu, OFMCap

                                                                                        Arcebispo de Vitória da Conquista              

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê sua opinião. Faça comentário relacionado ao post.Paz e bem !