Vocação é um desígnio do amor de Deus, que antes de nos pedir Ele primeiro nos dá. Ao nos chamar Deus nos dá a vida e a liberdade, e com muito amor Ele nos chama a seguir uma missão, onde essa missão está intimamente ligada à vocação, e é aí que entra a vocação humana e a cristã.
A vocação humana é o chamado que o ser humano recebe para se desenvolver como pessoa, tanto com relação ao mundo, ao próximo, como a si mesmo e a Deus.
Deus fez o homem Sua imagem e semelhança, dando a ele inteligência para completar o mundo, continuando assim sua obra criadora. E isso não é cumprido quando não cuidamos da natureza, destruindo-a estaremos indo contra a Missão que o Senhor nos colocou.
Outra parte é com relação ao próximo. Hoje em dia se prega bastante o individualismo, o egoísmo, o que é contraditório com nossa missão como ser humano. Devemos ajudar e respeitar os nossos irmãos, pois eles também são a imagem e semelhança d’Ele. Como diz o primeiro mandamento da lei de Deus: Amar a Deus sobre todas as coisas, e ao próximo como a ti mesmo.
Você também deve se cuidar, conhecer, amar, buscar sempre a santidade, desenvolver senso crítico para que não seja dominado por aqueles que querem te levar para longe da sua missão.
E a parte essencial dessa vocação é a parte ligada a Deus. Nós somos chamados a ser amigos de Deus, a orar e ser íntimos d’Ele. Quando nós fazemos isso, todas as outras partes da vocação humana serão conseqüências. Pois quando não estamos próximos do Senhor viramos escravos do pecado, do mundo e de si mesmos. Como dizia Santo Agostinho: “O coração humano permanecerá sempre inquieto, enquanto não se repousar em Deus”.
Quando somos batizados somos chamados a seguir Jesus, seus ensinamentos e a viver como Ele viveu. Viver em harmonia com Deus e com seus irmãos, esta é a vocação cristã fundamental. Ela é indispensável para a nossa Salvação e para que possamos ter a vida eterna.
Além da vocação fundamental existe a vocação específica, que é aquela em que servimos aos irmãos de uma forma própria. Seja como Padres, religiosos, leigos... Ela depende da vocação fundamental, pois de nada adianta ser religioso ou religiosa se não se vive a caridade, a justiça e o Evangelho de Jesus no dia-a-dia.
Quando damos nosso sim a Jesus, devemos aceitar a nossa cruz e carregá-la, mas não temas, o Senhor não te abandona. E é por isso que Ele nos envia seu Santo Espírito, para que consigamos força para vencer todas as dificuldades que nos impedem de seguir os desígnios de Deus.
Portanto, entregue-se ao Senhor por meio da oração, para que Ele te apresente a Missão que tem para você. E sem medo diga seu sim, pois a maior prova de fé é quando abandonamos aquilo que nós queremos para fazer aquilo que Deus quer.
Faça então como nossa tão amada Mãe, que se entregou sem reservas às vontades de Deus em sua vida e disse: “Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra” (Lc 1, 38)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Dê sua opinião. Faça comentário relacionado ao post.Paz e bem !