Catequistas de Conquista
segunda-feira, 29 de julho de 2013
domingo, 28 de julho de 2013
País do Beato João Paulo II será a sede da próxima Jornada Mundial da Juventude
A Próxima Jornada Mundial da Juventude (JMJ) será em Cracóvia, na Polônia, em 2016! O anúncio foi feito agora há pouco pelo Papa Francisco antes da oração do Angelus, ao final da Missa de encerramento da JMJ Rio2013, celebrada na Praia de Copacabana, neste domingo, 28.
“Queridos jovens, temos encontro marcado na próxima Jornada Mundial da Juventude, no ano de 2016 em Cracóvia, na Polônia. Pela intercessão materna de Maria, peçamos a luz do Espírito Santo sobre o caminho que nos levará a esta nova etapa da jubilosa celebração da fé e do amor de Cristo”, pediu o Papa.
Jovens poloneses comemoram a escolha de Cracóvia para sediar a próxima JMJ. Foto: Ed Alves
O local foi escolhido em homenagem ao beato João Paulo II, idealizador da Jornada Mundial da Juventude, que nasceu em Wadowice, uma pequena cidade ao sul da Polônia, a 50 km de Cracóvia, em 18 de maio de 1920.
O país europeu, cuja população é de maioria católica, sediará pela segunda vez o maior evento juvenil da Igreja Católica. Em 1991, o saudoso Papa polonês se reuniu, pela primeira vez, com milhares de jovens do Leste Europeu nesse grande evento da Igreja. O encontro aconteceu em Czestochowa, teve como tema: “Vocês receberam o Espírito que os adota como filhos” (Rm 8,15) e reuniu 1 milhão e meio de participantes.
Esta será a 8ª Jornada Mundial realizada em território europeu. Conforme a tradição, as jornadas ocorrem de modo alternado entre um país europeu e um país dos outros continentes. A jornada que antecedeu a do Brasil foi realizada em Madri, na Espanha, em 2011.
Luciane Marins
Fonte:http://tamujuntojmj.cancaonova.com/proxima-jmj-sera-em-cracovia-na-polonia/
quarta-feira, 24 de julho de 2013
As mais emblemáticas frases do Papa Francisco
O Papa Francisco tem desenvolvido um pontificado realmente inédito. Uma personalidade que atrai a todo tipo de pessoa, religiosa ou ateia. Nestes poucos meses impressionou muitas as suas frases, que marcam o que ele quer da Igreja e o que nos aconselha a todos.
A Igreja não é uma ONG piedosa
"Podemos construir muitas coisas, mas se não cremos em Jesus Cristo, nos converteremos numa ONG humanitária, mas não na Igreja, Esposa do Senhor. A Igreja não é uma organização que nasce de um acordo entre pessoas, mas obra de Deus".
Uma igreja pobre para os pobres
"São Francisco de Assis é o homem que nos dá este espírito de paz, o homem pobre..." Ah, como gostaria de uma Igreja pobre e para os pobres! A pobreza é aprendida com os humildes, os doentes e todos aqueles que estão nas periferias existenciais da vida. A pobreza teórica não serve para nós. “A pobreza se aprende tocando a carne de Cristo pobre nos humildes, nos pobres, nos doentes e nas crianças”.
Quem não ora ao Senhor, ora ao diabo
"Quando não confessamos Jesus Cristo vem à minha mente aquela frase de Léon Bloy: “Quem não ora ao Senhor, ora ao diabo". Quando não confessamos Jesus Cristo, confessamos o mundanismo do diabo, o mundanismo do demônio".
A Igreja deve deixar as sacristias e os cristãos devem orientar-se uns aos outros
"Seguir, acompanhar a Cristo, permanecer com ele requer sai. Sair de si, da tentação de fechar-se em esquemas próprios que acabam por fechar o horizonte da ação criativa de Deus. (…) Temos de avançar ao encontro de nossos irmãos e irmãs, e especialmente de aqueles que estão mais distantes, que são esquecidos, quem precisa de compreensão, consolo e ajuda"
Deus não se cansa de perdoar
"O Senhor nunca se cansa de perdoar. Nunca! Somos nós que nos cansamos de pedir perdão. E peçamos a graça de não cansar-nos de pedir perdão, porque ele nunca se cansa nos perdoar".
Um Papa de serviço, não de poder
"Não podemos esquecer que o verdadeiro poder é o serviço e que o Papa, para exercer o poder também deve entrar cada vez mais nesse serviço que tem o seu cume brilhante na Cruz".
Pastores com cheiro das ovelhas
"Existem padres tristes, e convertidos em colecionadores de antiguidades ou de novidades, em vez de ser pastores com cheiro das ovelhas, em vez de ser pastores no meio de seu rebanho e pescadores de homens; só lhes peço o seguinte: sejam pastores com cheiro das ovelhas".
Não, você não pode anunciar Jesus com cara de funeral
"Não sejam nunca mulheres e homens tristes: um cristão não pode estar nunca triste! Não se deixem ganhar nunca pelo desânimo! Quero católicos felizes. Não se pode anunciar a Jesus com cara de funeral".
Uma Igreja que cuida a Criação
"Nós somos guardiões da Criação, do projeto de Deus inscrito na natureza, guardiões do outro, do meio ambiente. A pessoa humana está em perigo: eis aqui a urgência da ecologia humana!".
Desperdiçar comida é roubar
"Em muitas partes do mundo, não obstante a fome e a desnutrição se desperdiçam alimentos. Quando o alimento é compartilhado do modo justo, a ninguém falta o necessário. Os alimentos que são jogados no lixo são os alimentos que são roubados da mesa do pobre, do que tem fome".
Contra a cultura do descarte
"Egoísmo e cultura do descartado levaram a descartar as pessoas mais fracas e necessitadas".
Contra a cultura do bem-estar
"Dizem: ’Não, não, não mais do que um filho, porque não podemos ter férias, não pode ir a este lugar, não podemos comprar casa. É bom seguir o Senhor, mas até certo ponto’. Isso é o que faz o bem-estar: nos leva para baixo, nos tira a coragem, essa coragem forte para caminhar perto de Jesus".
Contra a tirania dos mercados e o culto do dinheiro
"O antigo culto ao bezerro de ouro encontrou uma imagem nova e cruel no fetichismo do dinheiro e a ditadura de uma economia que não tem cara. Hoje não manda o homem, mas o dinheiro. O dinheiro deveria servir e não governar!"
Respeito aos que não creem
"Considerando que muitos de vocês não pertencem à Igreja Católica e outros não creem, dou-lhes com todo o meu coração esta bênção, em silêncio, para cada um de vocês, respeitando a consciência de cada um, mas sabendo que todos são filhos de Deus. Deus lhes abençoe". (Para os jornalistas credenciados no Vaticano)
Ateus também são salvos
"O Senhor nos salvou com seu sangue, não só aos católicos. ‘Mas padre, e os ateus?' Também a eles. Todos! Este Sangue nos faz filhos de Deus de primeira categoria. 'Mas eu não creio, padre, sou um ateu!' Mas você faz o bem, e ali nos encontramos todos! Todos temos o dever de fazer o bem".
A Igreja não é uma alfândega
"Pensem numa jovem mãe, que vai à igreja: 'quero batizar o meu filho'. E dizem para ela: 'Não, não pode porque você não é casada'. Esta jovem, que teve a coragem de realizar a sua gravidez e não devolveu seu filho ao remetente, o que encontra? Uma porta fechada! Isso afasta do Senhor! Jesus fica indignado quando vê estas coisas. Muitas vezes nos comportamos como controladores de fé e não como facilitadores. A Igreja não é uma estância aduaneira. Oremos ao Senhor para que todos aqueles que se aproximem à Igreja encontrem as portas abertas".
Uma igreja livre das ideologias
"Os ideólogos falsificam o Evangelho. Qualquer interpretação ideológica, vinda de uma parte ou de outra, é uma falsificação do Evangelho. Estes ideólogos - e já vimos na história da igreja – acabam tornando-se intelectuais sem talento, éticos sem bondade. E da beleza, nem falemos, já que eles não entendem nada".
Jesus, única porta
"Jesus é a única porta para entrar no Reino de Deus; Todas as outras trilhas são enganosas, não são verdadeiras, são falsas. […] A identidade cristã é uma pertença à Igreja... porque não é possível encontrar Jesus fora da Igreja".
As freiras não são "solteironas"
"A castidade é um carisma que estende a liberdade da entrega a Deus e aos demais com a ternura, a misericórdia e a proximidade de Cristo (...). Mas, por favor, uma castidade fecunda, uma castidade que gera filhos espirituais na Igreja. A consagrada é mãe, tem de ser mãe e não uma solteirona. Perdoe-me se eu falo assim, mas é importante esta maternidade da vida consagrada, esta fecundidade".
A oração não é um aborrecimento, nem a eternidade
“A oração que é aborrecida é a que está dentro de nós mesmos como um pensamento que vai e vem; a oração em nome de Jesus nos faz sair de nós mesmos. […] A eternidade vai ser isto: louvar a Deus. Mas não vai ser aborrecido, será muito lindo.”
A confissão não é uma sessão de tortura ou uma lavandaria
"Jesus, no confessionário, não é um produto de limpeza a seco. A possibilidade de ter vergonha é uma verdadeira virtude cristã e até mesmo humana. Santa vergonha (...). Assim é como tomamos consciência do mal feito (...) e se manhã fazer a mesma coisa? Ir novamente... Ele sempre nos espera. O confessionário não é uma sessão de tortura, mas o lugar onde Deus nos convida a experimentar a sua ternura."
Deus não é um spray
"Deus é uma pessoa específica, não um Deus difuso, um Deus spray, que está um pouco por toda parte, mas que não se sabe o que é".
A Igreja não é uma babá
"Se anunciamos a mudança, a Igreja se converte numa igreja mãe que gera filhos, para que nós, filhos da Igreja, levemos (o Espírito Santo). Mas quando não o fazemos, a Igreja se torna não em uma mãe mas numa babá, que cuida da criança para fazê-la dormir. É uma igreja adormecida."
Pecadores sim, corruptos não
"O problema não é ser pecadores, mas não se arrepender do pecado, não ter vergonha do que fizemos. Mesmo que Pedro fosse pecador, Jesus manteve sua promessa de construir sobre ele a sua Igreja. Pedro era pecador, mas não corrupto. Pecadores, sim, todos: corruptos, não".
Que os cristãos trabalhem na política
"Os cristãos não podem lavar-se as mãos, devemos entrar na política porque a política é uma das formas mais altas de caridade porque busca o bem comum. Os cristãos devem trabalhar na política. A política é suja, se diz. Mas, por quê? Será porque os cristãos não entraram nela com o espírito do Evangelho?"
Fonte:http://nocoescatolicas.blogspot.com.br/2013/06/as-mais-emblematicas-25-frases-do-papa.html
A Igreja não é uma ONG piedosa
"Podemos construir muitas coisas, mas se não cremos em Jesus Cristo, nos converteremos numa ONG humanitária, mas não na Igreja, Esposa do Senhor. A Igreja não é uma organização que nasce de um acordo entre pessoas, mas obra de Deus".
Uma igreja pobre para os pobres
"São Francisco de Assis é o homem que nos dá este espírito de paz, o homem pobre..." Ah, como gostaria de uma Igreja pobre e para os pobres! A pobreza é aprendida com os humildes, os doentes e todos aqueles que estão nas periferias existenciais da vida. A pobreza teórica não serve para nós. “A pobreza se aprende tocando a carne de Cristo pobre nos humildes, nos pobres, nos doentes e nas crianças”.
Quem não ora ao Senhor, ora ao diabo
"Quando não confessamos Jesus Cristo vem à minha mente aquela frase de Léon Bloy: “Quem não ora ao Senhor, ora ao diabo". Quando não confessamos Jesus Cristo, confessamos o mundanismo do diabo, o mundanismo do demônio".
A Igreja deve deixar as sacristias e os cristãos devem orientar-se uns aos outros
"Seguir, acompanhar a Cristo, permanecer com ele requer sai. Sair de si, da tentação de fechar-se em esquemas próprios que acabam por fechar o horizonte da ação criativa de Deus. (…) Temos de avançar ao encontro de nossos irmãos e irmãs, e especialmente de aqueles que estão mais distantes, que são esquecidos, quem precisa de compreensão, consolo e ajuda"
Deus não se cansa de perdoar
"O Senhor nunca se cansa de perdoar. Nunca! Somos nós que nos cansamos de pedir perdão. E peçamos a graça de não cansar-nos de pedir perdão, porque ele nunca se cansa nos perdoar".
Um Papa de serviço, não de poder
"Não podemos esquecer que o verdadeiro poder é o serviço e que o Papa, para exercer o poder também deve entrar cada vez mais nesse serviço que tem o seu cume brilhante na Cruz".
Pastores com cheiro das ovelhas
"Existem padres tristes, e convertidos em colecionadores de antiguidades ou de novidades, em vez de ser pastores com cheiro das ovelhas, em vez de ser pastores no meio de seu rebanho e pescadores de homens; só lhes peço o seguinte: sejam pastores com cheiro das ovelhas".
Não, você não pode anunciar Jesus com cara de funeral
"Não sejam nunca mulheres e homens tristes: um cristão não pode estar nunca triste! Não se deixem ganhar nunca pelo desânimo! Quero católicos felizes. Não se pode anunciar a Jesus com cara de funeral".
Uma Igreja que cuida a Criação
"Nós somos guardiões da Criação, do projeto de Deus inscrito na natureza, guardiões do outro, do meio ambiente. A pessoa humana está em perigo: eis aqui a urgência da ecologia humana!".
Desperdiçar comida é roubar
"Em muitas partes do mundo, não obstante a fome e a desnutrição se desperdiçam alimentos. Quando o alimento é compartilhado do modo justo, a ninguém falta o necessário. Os alimentos que são jogados no lixo são os alimentos que são roubados da mesa do pobre, do que tem fome".
Contra a cultura do descarte
"Egoísmo e cultura do descartado levaram a descartar as pessoas mais fracas e necessitadas".
Contra a cultura do bem-estar
"Dizem: ’Não, não, não mais do que um filho, porque não podemos ter férias, não pode ir a este lugar, não podemos comprar casa. É bom seguir o Senhor, mas até certo ponto’. Isso é o que faz o bem-estar: nos leva para baixo, nos tira a coragem, essa coragem forte para caminhar perto de Jesus".
Contra a tirania dos mercados e o culto do dinheiro
"O antigo culto ao bezerro de ouro encontrou uma imagem nova e cruel no fetichismo do dinheiro e a ditadura de uma economia que não tem cara. Hoje não manda o homem, mas o dinheiro. O dinheiro deveria servir e não governar!"
Respeito aos que não creem
"Considerando que muitos de vocês não pertencem à Igreja Católica e outros não creem, dou-lhes com todo o meu coração esta bênção, em silêncio, para cada um de vocês, respeitando a consciência de cada um, mas sabendo que todos são filhos de Deus. Deus lhes abençoe". (Para os jornalistas credenciados no Vaticano)
Ateus também são salvos
"O Senhor nos salvou com seu sangue, não só aos católicos. ‘Mas padre, e os ateus?' Também a eles. Todos! Este Sangue nos faz filhos de Deus de primeira categoria. 'Mas eu não creio, padre, sou um ateu!' Mas você faz o bem, e ali nos encontramos todos! Todos temos o dever de fazer o bem".
A Igreja não é uma alfândega
"Pensem numa jovem mãe, que vai à igreja: 'quero batizar o meu filho'. E dizem para ela: 'Não, não pode porque você não é casada'. Esta jovem, que teve a coragem de realizar a sua gravidez e não devolveu seu filho ao remetente, o que encontra? Uma porta fechada! Isso afasta do Senhor! Jesus fica indignado quando vê estas coisas. Muitas vezes nos comportamos como controladores de fé e não como facilitadores. A Igreja não é uma estância aduaneira. Oremos ao Senhor para que todos aqueles que se aproximem à Igreja encontrem as portas abertas".
Uma igreja livre das ideologias
"Os ideólogos falsificam o Evangelho. Qualquer interpretação ideológica, vinda de uma parte ou de outra, é uma falsificação do Evangelho. Estes ideólogos - e já vimos na história da igreja – acabam tornando-se intelectuais sem talento, éticos sem bondade. E da beleza, nem falemos, já que eles não entendem nada".
Jesus, única porta
"Jesus é a única porta para entrar no Reino de Deus; Todas as outras trilhas são enganosas, não são verdadeiras, são falsas. […] A identidade cristã é uma pertença à Igreja... porque não é possível encontrar Jesus fora da Igreja".
As freiras não são "solteironas"
"A castidade é um carisma que estende a liberdade da entrega a Deus e aos demais com a ternura, a misericórdia e a proximidade de Cristo (...). Mas, por favor, uma castidade fecunda, uma castidade que gera filhos espirituais na Igreja. A consagrada é mãe, tem de ser mãe e não uma solteirona. Perdoe-me se eu falo assim, mas é importante esta maternidade da vida consagrada, esta fecundidade".
A oração não é um aborrecimento, nem a eternidade
“A oração que é aborrecida é a que está dentro de nós mesmos como um pensamento que vai e vem; a oração em nome de Jesus nos faz sair de nós mesmos. […] A eternidade vai ser isto: louvar a Deus. Mas não vai ser aborrecido, será muito lindo.”
A confissão não é uma sessão de tortura ou uma lavandaria
"Jesus, no confessionário, não é um produto de limpeza a seco. A possibilidade de ter vergonha é uma verdadeira virtude cristã e até mesmo humana. Santa vergonha (...). Assim é como tomamos consciência do mal feito (...) e se manhã fazer a mesma coisa? Ir novamente... Ele sempre nos espera. O confessionário não é uma sessão de tortura, mas o lugar onde Deus nos convida a experimentar a sua ternura."
Deus não é um spray
"Deus é uma pessoa específica, não um Deus difuso, um Deus spray, que está um pouco por toda parte, mas que não se sabe o que é".
A Igreja não é uma babá
"Se anunciamos a mudança, a Igreja se converte numa igreja mãe que gera filhos, para que nós, filhos da Igreja, levemos (o Espírito Santo). Mas quando não o fazemos, a Igreja se torna não em uma mãe mas numa babá, que cuida da criança para fazê-la dormir. É uma igreja adormecida."
Pecadores sim, corruptos não
"O problema não é ser pecadores, mas não se arrepender do pecado, não ter vergonha do que fizemos. Mesmo que Pedro fosse pecador, Jesus manteve sua promessa de construir sobre ele a sua Igreja. Pedro era pecador, mas não corrupto. Pecadores, sim, todos: corruptos, não".
Que os cristãos trabalhem na política
"Os cristãos não podem lavar-se as mãos, devemos entrar na política porque a política é uma das formas mais altas de caridade porque busca o bem comum. Os cristãos devem trabalhar na política. A política é suja, se diz. Mas, por quê? Será porque os cristãos não entraram nela com o espírito do Evangelho?"
Fonte:http://nocoescatolicas.blogspot.com.br/2013/06/as-mais-emblematicas-25-frases-do-papa.html
sábado, 20 de julho de 2013
O dom da amizade
Antoine de Saint-Exupéry, autor do livro 'O Pequeno Príncipe', escreve: "Num mundo que se faz deserto, temos sede de encontrar um amigo". Muitas vezes, vivemos em meio a multidões e nos sentimos sozinhos. Falta-nos a presença de um amigo que ouça nossas dores e cure, com o bálsamo das palavras de conforto, as feridas de nossa alma. Amigo verdadeiro sabe cuidar do outro sem deixar de cuidar de si mesmo. Somente quem descobriu, na vida, uma verdadeira amizade saberá valorizar este dom tão precioso e valioso quanto um diamante.
A melhor definição do que seja amizade encontramos nas Sagradas Escrituras: "Um amigo fiel é uma poderosa proteção: quem o achou descobriu um tesouro. Nada é comparável a um amigo fiel; o ouro e a prata não merecem ser postos em paralelo com a sinceridade da sua fé. Um amigo fiel é um remédio de vida e imortalidade; quem teme ao Senhor achará esse amigo. Quem teme o Senhor terá também uma excelente amizade, pois o seu amigo lhe será semelhante" (Eclo 6,14ss). As verdadeiras amizades são tão preciosas que são comparadas pelo Autor Sagrado como um tesouro. Algo valioso que, uma vez encontrado, deve ser cuidado e valorizado.
Amigos nascem de muitas semelhanças, mas também de diferenças. Na escola da vida aprendemos a reconhecer um amigo pela presença silenciosa nos momentos de dor. Amigo verdadeiro sabe se alegrar com as nossas conquistas. Amizade que cultiva a inveja perde o seu sentido e sufoca a raiz do amor gratuito que fortalece a árvore da partilha que cultivamos.
Amizade verdadeira constrói pontes e derruba os muros que separam e dividem. Um amigo de verdade sabe caminhar conosco nas noites sem as estrelas da esperança, e nos guia com a luz do seu amor pelo caminho do bem e da verdade. Amigo sincero fala-nos com carinho, mas não deixa de nos dizer a verdade, mesmo que, muitas vezes, não estejamos dispostos a ouvir.
Amigo verdadeiro sabe respeitar o nosso tempo e não nos sufoca com seu excesso de proteção. Ele sabe que estar longe e tão importante quanto estar perto. Ele nos compreende quando preferimos o silêncio das reflexões ao barulho das palavras sem sentido.
Uma amizade madura nasce no tempo e se cultiva por toda a vida. No tesouro da vida, a amizade deve ser cuidada com carinho e ternura. Quem descuida de um amigo abandona um tesouro valioso e deixa de lado um pouco de si mesmo que foi guardado no coração da outra pessoa. A melhor maneira de valorizarmos uma amizade é ser presença e não ser inconveniente.
Muitas amizades terminam, porque nunca começaram de verdade. São relações interpessoais cultivadas de maneira superficial. Amizade que tem sua base no amor conhece a história do outro e, por isso mesmo, sabe ser misericordioso com quem nos confia partes de sua vida em retalhos de lágrimas e sorrisos.
Jesus confiou tão verdadeiramente em Seus discípulos que não os chamava mais de servidores, mas sim de amigos: “Eu já não chamo vocês de empregados, pois o empregado não sabe o que seu patrão faz; eu chamo vocês de amigos, porque eu comuniquei a vocês tudo o que ouvi de meu Pai” (cf. Jo 15,15). A vida e a missão de Jesus não eram segredos para aqueles que conviviam com Ele diariamente. Jesus sabia que somente aqueles que acolhem a vida do outro na sua própria vida são amigos verdadeiros. O amor de Jesus por cada amigo foi tão grande que a Sua vida já não seria mais Sua, mas continuaria para sempre viva no coração de cada um daqueles que o seguiam, e, no paraíso, esta vida doada e partilhada seria contemplada em um abraço amigo que iria durar toda uma eternidade.
Na amizade de Jesus por cada um de nós encontramos o caminho para uma amizade verdadeira que se doa, gratuitamente, por aqueles que fazem parte de nossa história. Amizade verdadeira tem em Cristo o seu fundamento de amor, caridade, entrega e partilha.
Padre Flávio Sobreiro
segunda-feira, 15 de julho de 2013
Relembre algumas das melhores frases de Francisco
Com viagem para o Brasil marcada para os dias 22 a 28 de junho para a Jornada Mundial da Juventude, o papa Francisco, que ocupou o lugar de Bento 16 em março deste ano, já conta com algumas declarações de impacto. Relembre algumas delas.
25/05 - Em missa na Capela da Casa Santa Marta, no Vaticano, pontífice defende o batismo de filhos de mães solteiras.
29/05 - Durante audiência no Vaticano, papa diz que a Igreja não foi criada por homens, mas é obra de Deus' e está composta de pastores e fiéis com seus "defeitos e pecados", e que "até o Papa tem pecados... e muitos", mas Deus sempre os perdoa.
12/06 – Papa admite que são verdadeiras as acusações de um possível lobby gay responsável pela renúncia de Bento 16.
12/06 – Disse Francisco durante o Dia Mundial contra o Trabalho Infantil, convocando todos "sem distinção", "inclusive aquele que se sente afastado, assustado ou indiferente”, à luta contra a exploração das crianças.
11/06 – Durante habitual homilia que pronuncia todas as manhãs na capela da residência Santa Marta, papa defende uma igreja pobre que rejeite a mentalidade "empresarial"
05/07 – Trecho da primeira Encíclica escrita por Francisco ao lado de Bento 16.
06/07 – O papa Francisco pediu que os católicos não temam a reforma da Igreja católica, como a burocracia e o banco do Vaticano.
06/07 – Francisco disse que lhe doía ver sacerdotes dirigindo automóveis caros. Desde que sucedeu Bento 16, o argentino optou por viver em uma casa de hóspedes do Vaticano, ao invés dos opulentos apartamentos papais.
[17/06 – O pontífice se dirigiu assim aos fiéis que foram ao Salão Paulo VI por ocasião da abertura do simpósio eclesiástico da diocese de Roma.
Fonte:http://br.noticias.yahoo.com/mundo/papa/
25/05 - Em missa na Capela da Casa Santa Marta, no Vaticano, pontífice defende o batismo de filhos de mães solteiras.
29/05 - Durante audiência no Vaticano, papa diz que a Igreja não foi criada por homens, mas é obra de Deus' e está composta de pastores e fiéis com seus "defeitos e pecados", e que "até o Papa tem pecados... e muitos", mas Deus sempre os perdoa.
12/06 – Papa admite que são verdadeiras as acusações de um possível lobby gay responsável pela renúncia de Bento 16.
12/06 – Disse Francisco durante o Dia Mundial contra o Trabalho Infantil, convocando todos "sem distinção", "inclusive aquele que se sente afastado, assustado ou indiferente”, à luta contra a exploração das crianças.
11/06 – Durante habitual homilia que pronuncia todas as manhãs na capela da residência Santa Marta, papa defende uma igreja pobre que rejeite a mentalidade "empresarial"
05/07 – Trecho da primeira Encíclica escrita por Francisco ao lado de Bento 16.
06/07 – O papa Francisco pediu que os católicos não temam a reforma da Igreja católica, como a burocracia e o banco do Vaticano.
06/07 – Francisco disse que lhe doía ver sacerdotes dirigindo automóveis caros. Desde que sucedeu Bento 16, o argentino optou por viver em uma casa de hóspedes do Vaticano, ao invés dos opulentos apartamentos papais.
[17/06 – O pontífice se dirigiu assim aos fiéis que foram ao Salão Paulo VI por ocasião da abertura do simpósio eclesiástico da diocese de Roma.
Fonte:http://br.noticias.yahoo.com/mundo/papa/
sexta-feira, 12 de julho de 2013
Papa ocupará quarto igual a de cardeais durante Jornada da Juventude
A suíte com dois ambientes, estante de livros, closet, cama mais confortável e frigobar foi descartada pelo papa
Embora uma suíte com dois ambientes, estante de livros, closet, cama mais confortável e frigobar tenha sido reservada para o papa Francisco na residência do Sumaré, na zona norte do Rio, ele ocupará um quarto igual a outros sete reservados para os cardeais de sua comitiva, informou na noite desta quinta-feira (11), o site oficial da Jornada Mundial de Juventude (JMJ).
Ao chegar à casa Assunção, no Centro de Estudos do Sumaré, o papa escolherá o quarto onde ficará. Fotos da casa que abrigará o papa foram divulgadas pela organização da Jornada. Os oito quartos têm cama, uma pequena mesa de trabalho, mesinha de cabeceira, cama de solteiro e um frigobar.
O casarão em estilo clássico onde o papa ficará entre os dias 22 e 28 de julho passou por uma reforma nos últimos três meses. A residência recebeu o papa João Paulo II em 1980 e em 1997. Segundo irmã Terezinha, superiora da residência Assunção, outros 30 cardeais deverão ficar hospedados nos quartos do centro de estudos.
As quatro freiras que trabalham no Sumaré terão ajuda de outras 24 religiosas do Instituto Nossa Senhora do Bom Conselho e vinte funcionários. No lanche, serão servidos pastéis caseiros, pães de queijo, frutas, sucos e pães. Segundo a organização da JMJ, o cardápio das refeições principais não foi divulgado. A residência Assunção foi construída nos anos 1950 e tem uma porta em estilo barroco de 270 anos, que pertenceu à antiga Igreja de São Pedro dos Clérigos, no centro do Rio, demolida em 1944.
Fonte: Agência Estado
Fonte: http://ne10.uol.com.br/canal/cotidiano/nacional/noticia/2013/07/11/papa-ocupara-quarto-igual-a-de-cardeais-durante-jornada-da-juventude-430436.phpPapa Francisco oferece uma cadeira a um guarda suíço
O Papa Francisco, puxou uma cadeira para a Guarda Suíço, porque ele esteve de pé a noite toda. E também ofereceu pão e presunto para a alimentação.
Quando o Papa Francisco deixou o seu apartamento em Santa Marta, encontrou um guarda suíço fora à sua porta. O Papa perguntou-lhe o que fazia ali, e se tinha ficado acordado a noite toda.
- "Sim", respondeu o guarda.
- De pé? perguntou o Papa Francisco. Não está cansado?
- "É meu dever, Sua Santidade, para a sua segurança".
O Papa Francisco olhou para ele, voltou para o seu apartamento e, momentos depois, voltou com uma cadeira entre as mãos.
- "Pelo menos sente e descanse" - disse o Papa.
O guarda respondeu:
- "Desculpe-me Sua Santidade, mas não posso, as regras não permitem isso."
- "As regras?" - disse o Papa Francisco
- "Meu capitão, Sua Santidade", disse o guarda
- "Bem, mas eu sou o Papa e lhe peço para se sentar."
Mais tarde, o Papa Francisco voltou com um pouco de pão e presunto, entregou-o ao guarda e disse:
- "Bon apettit, meu irmão" (Especial.)
Fonte: http://www.imissio.net/inoticias/item/919-papa-francisco-pegou-uma-cadeira-para-a-guarda-su%C3%AD%C3%A7a
Francisco
Humilde e simples, o cardeal argentino Jorge Mario Bergoglio assumiu a cátedra de São Pedro em 13 de março de 2013. A divulgação do resultado das eleições do Conclave surpreendeu o mundo. Uma pergunta circulava entre os fiéis: quem é este? Adotando o nome de Francisco, primeiro Papa na Igreja com esse nome, o Sumo Pontífice mostrou que pretende conduzir a Igreja pela via do Pobre de Assis, de pobreza e caridade. Desde então, as atitudes de Francisco tem mostrado a personalidade e as características do Santo Padre. Carismático e sorridente, avesso a protocolos e formalidades, firme na Doutrina da Igreja, simples, próximo aos fiéis, o Sumo Pontífice tem conquistado a juventude da Igreja.
Na celebração eucarística de abertura de seu pontificado no dia de São José, Papa Francisco enfatizou que o poder exige uma postura de serviço. “Queria pedir, por favor, a quantos ocupam cargos de responsabilidade em âmbito econômico, político ou social, a todos os homens e mulheres de boa vontade: sejamos ‘guardiões’ da criação, do desígnio de Deus inscrito na natureza, guardiões do outro, do ambiente; não deixemos que sinais de destruição e morte acompanhem o caminho deste nosso mundo!”, pediu aos chefes de Estado e representantes de governo que participaram da celebração.
O Papa Francisco também tem mostrado grande afeto ao seu predecessor, Bento XVI. Logo que foi apresentado como Sumo Pontífice, pediu aos fiéis na Praça de São Pedro que rezassem pelo Papa Emérito. Cena marcante desse primeiro mês, as imagens do encontro dos dois Papas em Castel Gandolfo circularam por todo mundo. Ajoelhados lado a lado, os dois rezaram pela Igreja. Em discurso ao Corpo Diplomático disse:
“Há ainda outra pobreza: é a pobreza espiritual dos nossos dias, que afeta gravemente também os países considerados mais ricos. É aquilo que o meu predecessor, o amado e venerado Bento XVI, chama de a ‘ditadura do relativismo’, que faz que cada um seja medida de si mesmo, colocando em perigo a convivência entre os homens... Não pode haver verdadeira paz, se cada um é a medida de si mesmo, se cada um pode reivindicar sempre e somente os próprios direitos”.
No Domingo de Ramos, o Papa Francisco se dirigiu aos jovens peregrinos da JMJ Rio2013. “Queridos amigos, na esteira do Beato João Paulo II e de Bento XVI, também eu, desde hoje, me ponho a caminho convosco. Já estamos perto da próxima etapa desta grande peregrinação da Cruz. Olho com alegria para o próximo mês de Julho, no Rio de Janeiro. Vinde! Encontramo-nos naquela grande cidade do Brasil! Preparai-vos bem, sobretudo espiritualmente, nas vossas comunidades, para que o referido Encontro seja um sinal de fé para o mundo inteiro. Os jovens devem dizer ao mundo: é bom seguir Jesus; é bom andar com Jesus; é boa a mensagem de Jesus; é bom sair de nós mesmos para levar Jesus às periferias do mundo e da existência”.
Unidos a ele, esperamos e nos dirigimos para a JMJ Rio2013!
Assinar:
Postagens (Atom)