Catequistas de Conquista

domingo, 6 de janeiro de 2013

EPIFANIA: Deus se manifesta


A Epifania do Senhor (do idioma grego: Ἐπιφάνεια: "a aparição, um fenômeno miraculoso") significa a universalização da salvação. Salvação que vem para os bons e para os maus, cada qual na medida de sua opção de vida. O bem e o mal coexistem no mundo. A presença do mal é um mistério.
A ação do maligno é uma desgraça que ofende e atenta contra a vida. Assim, no Evangelho de hoje o Rei Herodes encarna as pessoas do mal, ativa e militantemente más, que, por terem medo e receio do bem, procuram destruir a vida de Jesus.
Os Magos personificam o bem, que vem de Deus para a humanidade à procura do sumo bem, encarnado pela manifestação do próprio Senhor Jesus. Assim, Jesus veio tanto para Herodes - que personifica o mal - como para os Magos - que anunciam a salvação e vivem o bem e a vida em Deus. Todos, mesmo o mais cruel pecador, merecem a compaixão e a misericórdia de Deus.
Nas cidades do interior a festa da Epifania é conhecida como a festa dos Santos Reis. É muito comum, desde o tempo do Natal até a Epifania, as companhias ou folias de Reis percorrerem as ruas e as casas dos fiéis cantando as alegrias do Natal e dançando a felicidade, que não tem fim, do nascimento do Redentor da Humanidade.
 Os presentes que os magos apresentaram a Jesus foram: - a mirra, uma resina cheirosa, usada em pó ou líquida para perfumar ambientes, preparar óleos sagrados ou defuntos para o velório. A mirra simboliza a humanidade de Jesus, os sofrimentos pelos quais padeceria em sua vida; - o incenso simboliza a divindade de Jesus, que os Magos foram adorar; -e o ouro, que realça a dignidade de Rei do Senhor Jesus.
E nós, quais os presentes que hoje podemos levar para o Menino Deus? Num mundo em que tantas pessoas estão afastadas de Deus e não levam a sério o nascimento de Jesus e a salvação que Ele nos oferece, mantenhamo-nos firmes na nossa fé. Não vamos oferecer presentes vazios de sentido, que nada acrescentarão ao Senhor. Vamos oferecer o maior presente que recebemos de nossos pais: a nossa fé, encarnada na vida em família e na comunidade, saindo de nosso comodismo e anunciando Jesus, para que todos vivam com intensidade esta manifestação do Senhor, vivendo com amor o mistério que professamos em nossa vida. Amém!



Fonte: http://www.santuarioperpetuosocorro.org.br/detalhar_noticia.php?id=380

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê sua opinião. Faça comentário relacionado ao post.Paz e bem !