Catequistas de Conquista

domingo, 23 de dezembro de 2012

O que é o Natal?


O que significa a palavra Natal?

O temo Natal deriva do Latim Natalis ou Nativitate, que se refere ao nascimento e/ou ao local onde aconteceu o nascimento. Logo o dia do nosso aniversário é a comemoração do nosso nascimento que também poderia ser chamado de nosso natal, assim como no dia 25 de dezembro é o dia da comemoração do Nascimento de Jesus.



Natal de Cristo

 O Natal que o mundo inteiro celebra solenemente no dia 25 de dezembro, é a comemoração/celebração do nascimento do Deus menino, Nosso Senhor Jesus Cristo, que outrora fora anunciado pelo Anjo Gabriel:
"No sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré, a uma virgem desposada com um homem que se chamava José, da casa de Davi e o nome da virgem era Maria. entrando, o anjo disse-lhe: 'Ave, cheia de graça, o Senhor é Contigo.' Perturbou-se ela com estas palavras e pôs-se a pensar no que significaria semelhante saudação. O anjo disse-lhe: 'Não temas, Maria, pois encontraste graça diante de Deus. Eis que conceberás e darás à luz um filho, e lhe porás o nome de Jesus. Ele será grande e chamar-se-á Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi; e reinará eternamente na casa de Jacó, e o seu reino não terá fim.' Maria perguntou ao anjo: 'Como se fará isso, pois não conheço homem algum?' Respondeu-lhe o anjo: 'O Espírito Santo descerá sobre ti, e a força do Altíssimo te envolverá com sua sombra. Por isso o ente santo que nascer de ti será chamado Filho de Deus. Também Isabel, tua parenta, até ela concebeu um filho na velhice; e já está no sexto mês aquela que é tida por estéril, porque a Deus nenhuma coisa é impossível.' Então disse Maria: 'Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra.' E o anjo afastou-se dela." (Lucas 1,26-38)

 Quando a Virgem Maria pronunciou o maior Sim de todos os tempos: "Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo tua palavra", todo o céu rejubilou imensamente de alegria, e começa então a gestação mais esperada de todos os tempos: a gestação do Filho de Deus.

                                            
Origem do Natal

Natal (com letra maiúscula) é o nome da festa religiosa cristã que celebra o nascimento de Jesus Cristo, o centro do cristianismo. O dia de Natal, 25 de dezembro, foi estipulado pela Igreja Católica no ano de 350 através do Papa Julio I, sendo mais tarde oficializado como feriado cívico.
Na antiguidade, o Natal era comemorado em várias datas diferentes, pois não se sabia com exatidão a data do nascimento de Jesus. Na Roma Antiga, o 25 de dezembro era a data em que os romanos comemoravam o início do inverno. Portanto, acredita-se que haja uma relação deste fato com a oficialização da comemoração do Natal.
As antigas comemorações de Natal costumavam durar até 12 dias, pois este foi o tempo que levou para os três reis Magos (Belquior/Melquior, Baltazar e Gaspar) chegarem até a cidade de Belém e entregarem os presentes (ouro, mirra e incenso) ao menino Jesus.

Fontes: Bíblia, SuaPesquisa.com, Significados.com.br
http://catolicoaromano.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê sua opinião. Faça comentário relacionado ao post.Paz e bem !