Catequistas de Conquista

sábado, 8 de agosto de 2015

Vocação acertada: futuro feliz!





Vocação: resposta humana a um chamado divino




Agosto mês vocacional



Vocação é um desígnio do amor de Deus, que antes de nos pedir Ele primeiro nos dá. Ao nos chamar Deus nos dá a vida e a liberdade, e com muito amor Ele nos chama a seguir uma missão, onde essa missão está intimamente ligada à vocação, e é aí que entra a vocação humana e a cristã.
A vocação humana é o chamado que o ser humano recebe para se desenvolver como pessoa, tanto com relação ao mundo, ao próximo, como a si mesmo e a Deus.
Deus fez o homem Sua imagem e semelhança, dando a ele inteligência para completar o mundo, continuando assim sua obra criadora. E isso não é cumprido quando não cuidamos da natureza, destruindo-a estaremos indo contra a Missão que o Senhor nos colocou.
 Outra parte é com relação ao próximo. Hoje em dia se prega bastante o individualismo, o egoísmo, o que é contraditório com nossa missão como ser humano. Devemos ajudar e respeitar os nossos irmãos, pois eles também são a imagem e semelhança d’Ele. Como diz o primeiro mandamento da lei de Deus: Amar a Deus sobre todas as coisas, e ao próximo como a ti mesmo.
 Você também deve se cuidar, conhecer, amar, buscar sempre a santidade, desenvolver senso crítico para que não seja dominado por aqueles que querem te levar para longe da sua missão.
E a parte essencial dessa vocação é a parte ligada a Deus. Nós somos chamados a ser amigos de Deus, a orar e ser íntimos d’Ele. Quando nós fazemos isso, todas as outras partes da vocação humana serão conseqüências. Pois quando não estamos próximos do Senhor viramos escravos do pecado, do mundo e de si mesmos. Como dizia Santo Agostinho: “O coração humano permanecerá sempre inquieto, enquanto não se repousar em Deus”.
Quando somos batizados somos chamados a seguir Jesus, seus ensinamentos e a viver como Ele viveu. Viver em harmonia com Deus e com seus irmãos, esta é a vocação cristã fundamental. Ela é indispensável para a nossa Salvação e para que possamos ter a vida eterna.
Além da vocação fundamental existe a vocação específica, que é aquela em que servimos aos irmãos de uma forma própria. Seja como Padres, religiosos, leigos... Ela depende da vocação fundamental, pois de nada adianta ser religioso ou religiosa se não se vive a caridade, a justiça e o Evangelho de Jesus no dia-a-dia.
 Quando damos nosso sim a Jesus, devemos aceitar a nossa cruz e carregá-la, mas não temas, o Senhor não te abandona. E é por isso que Ele nos envia seu Santo Espírito, para que consigamos força para vencer todas as dificuldades que nos impedem de seguir os desígnios de Deus.
 Portanto, entregue-se ao Senhor por meio da oração, para que Ele te apresente a Missão que tem para você. E sem medo diga seu sim, pois a maior prova de fé é quando abandonamos aquilo que nós queremos para fazer aquilo que Deus quer.
Faça então como nossa tão amada Mãe, que se entregou sem reservas às vontades de Deus em sua vida e disse: “Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra” (Lc 1, 38)



A vocação e a pessoa do Catequista


A vocação e a pessoa do Catequista

“Não fostes vós que me escolhestes, mas fui Eu que vos escolhi” (João 15,16)

Vocação é um chamado que Deus faz a cada pessoa. Ele tem um projeto de construção de seu Reino e necessita de colaboradores. A resposta a esse chamado se dá através da missão assumida. A própria Sagrada Escritura traz alguns textos que narram a experiência de pessoas que foram tocadas pelos apelos da vida, dos acontecimentos da história e responderam ao chamado de Deus.

Abraão foi chamado a sair de si mesmo para construir um mundo melhor. Deus o chamou para liderar o projeto da formação do seu povo. Moisés foi chamado para animar e libertar o povo escravizado. Jonas foi chamado para converter uma cidade. João Batista recebeu a missão de preparar a vinda do Senhor. Os apóstolos foram chamados, pelo próprio Jesus, para a propagação do Reino. Maria foi chamada para cooperar no plano salvífico de Deus.

A vocação catequética não é diferente. É um chamado que Deus faz às pessoas que se comprometem com o trabalho de construção do seu Reino. Um chamado a sair de si mesmo e ir ao encontro do outro, fazendo-o se encantar por Jesus Cristo e sua proposta de vida plena. O catequista é alguém que recebeu o chamado para exercer este ministério. É um passo a mais no seguimento e no testemunho a Jesus Cristo.

A vocação do catequista se revela com o atendimento a esse chamado para assumir, verdadeiramente, o batismo e anunciar, com alegria, o Reino de Deus. É chamado a refletir em seu rosto a alegria, o entusiasmo, o encantamento por Jesus e seu projeto. “Conhecer a Jesus Cristo pela fé é nossa alegria; segui-lo é uma graça; transmitir este tesouro aos demais é uma tarefa que o Senhor nos confiou ao nos chamar e nos escolher.”(DA 18). Desta forma, o catequista é alguém chamado a conhecer Jesus Cristo, amá-lo e levar sua mensagem a todos por meio do testemunho de vida.

A missão do catequista é atrair as pessoas ao seguimento de Jesus e fazer experiência do amor de Deus. Portanto é uma pessoa escolhida por Deus, através da Igreja e, por ela, encarregada para ser sinal-instrumento eficaz, para transmitir, com a própria vida e pela Palavra, a Boa Nova do Reino de Deus que se revelou plenamente em Jesus Cristo.

Diante desse chamado para ser encantador de pessoas por Jesus, o catequista precisa ser uma pessoa que ama e se sente realizada; pessoa de maturidade humana e de equilíbrio psicológico; pessoa de espiritualidade, que deseja crescer na santidade; que alimenta sua vida na força do Espírito Santo, para transmitir a mensagem com coragem, com entusiasmo e ardor; que se nutre da Palavra de Deus, da vida de oração, da Eucaristia e da devoção mariana.

O catequista é pessoa que descobre o rosto de Deus nas pessoas, nos pobres, na comunidade, no gesto de justiça e de partilha e nas realidades do mundo. É pessoa integrada no seu tempo e identificada com sua gente. “Olha o mundo com os mesmos olhos com que Jesus contemplava a sociedade de seu tempo” (DGC 16).

O catequista é ainda uma pessoa em processo de crescimento e de aprendizado, desde a infância até a velhice. É alguém que sabe que não basta boa vontade: é preciso atualização. É pessoa de comunicação, capaz de construir comunhão e cultivar amizades; pessoa capaz de conviver e de fazer a experiência da partilha em comunidade.

Ser catequista é assumir a missão de Jesus Cristo, ser verdadeiramente outro Cristo, ser sinal visível de Deus, fazer ressoar a Palavra de Deus por meio da vida e dos ensinamentos. Ser catequista é ser Igreja, assumir a identidade de Igreja e testemunhar a graça e o amor de Deus em comunhão com a Igreja, Sacramento de salvação.
Assim, para desempenhar bem este bonito ministério e exercer bem a missão, o catequista deve ser pessoa simples, capaz de receber a todos. Deve ser pessoa atenciosa e sensível para escutar conforme as necessidades de cada catequizando; disponível para o serviço; pessoa de fé e de bons exemplos; autêntica e honesta consigo mesma e com os outros. Deve ser ponto de união e de comunhão; um animador que leve a comunidade a crescer no caminho de Jesus Cristo.

Pe. Almerindo da Silveira Barbosa
Comissão Bíblico-Catequética da Diocese de Luz-MG
02.05.2012
http://www.catequesehoje.org.br/index.php/raizes/catequista/58-vocacao-catequista