Catequistas de Conquista

quarta-feira, 9 de abril de 2014

Significado da Via Sacra

Estamos vivendo o tempo da Quaresma, que para os cristãos é o tempo propício para refletir sobre os acontecimentos que levaram à morte de Jesus e à luz desses acontecimentos olhar para a realidade de hoje e buscar caminhos de conversão pessoal, comunitária e social. Nesse contexto, durante a Quaresma, é celebrada a Via Sacra. Para ajudar todos nós a compreendermos o significado dessa celebração o Portal do Santuário de Aparecida postou um vídeo que apresenta o significado da encenação da Via Sacra.

 Fontes: http://universovozes.com.br/editoravozes/web/view/BlogDaCatequese/ www.A12.com/semanasanta



Celebração da Via Sacra

Sabemos que em muitos cantos do nosso Brasil inúmeras comunidades têm dificuldade em ter um sacerdote sempre junto delas, ajudando na caminhada. Por isso, tendo encontrado esta bela celebração que foi realizada na Basílica de Nossa Senhora Aparecida, Rainha do Brasil, e gravada pela TV Aparecida, compartilhamos em nosso Blog para que aqueles que nos seguem possam também ter acesso a ela e partilhar com suas comunidades. E também, nas próximas semanas possam vivenciá-la com seus catequizandos.

Fontes: http://universovozes.com.br/editoravozes/web/view/BlogDaCatequese/index.php/celebracao-da-via-sacra
/http://www.A12.com/tv

Sao Jose de Anchieta é declarado padroeiro dos catequistas brasileiros


Com a elevação aos altares como santo, foi aprovada a proposta do Cardeal Arcebispo de São Paulo, Dom Odilo Pedro Scherer, realizada na 51ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em Aparecida (SP) no ano passado de que São José de Anchieta se torne o patrono nacional dos catequistas do Brasil.

Segundo dom Odilo, a proposta foi feita no contexto das iniciativas realizadas em prol da canonização do Beato Anchieta, após um pedido da Associação Internacional Anchieta (AIA), presidida pelo padre César Augusto dos Santos, vice-postulador da causa de canonização de Anchieta e diretor do Programa Brasileiro da Rádio Vaticano. O Cardeal explicou que o principal objetivo é “torná-lo mais conhecido e popularizar uma devoção”.

Por sua parte, O Pe. César dos Santos acredita que declarar o novo santo como patrono dos catequistas “é uma questão de justiça”. “Se alguém catequizou esse país, se alguém deu a vida pela Catequese do país, se alguém se entregou totalmente a esta causa, foi Anchieta”, afirmou o religioso. Segundo ele, “Anchieta deu toda a sua juventude, toda a sua inteligência, toda a sua vida para trazer Jesus Cristo a este povo”.

O arcebispo de Aparecida (SP) e presidente da CNBB, cardeal Raymundo Damasceno Assis, destaca a importância da vida e missão de São José de Anchieta que optou por uma catequese acessível e aculturada, utilizando da poesia, do teatro e de recursos próprios da época.

“Ele é um modelo de evangelizador e missionário de todos os tempos e todas as épocas. Nos ensinou que o Evangelho, ao ser anunciado, deve ser inculturado, levando em conta a cultura das pessoas ao qual se destina”, disse dom Damasceno após o reconhecimento de José de Anchieta como santo padroeiro dos catequistas brasileiros.

Por ACI Digital

Fonte: http://catedral.org.br/sao-jose-de-anchieta-e-declarado-padroeiro-dos-catequistas-brasileiros.html#sthash.xHrmuxvb.dpuf